Durante coletiva de imprensa promovida no início da tarde desta quinta-feira (25), o governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou medidas mais rígidas para tentar frear a atual forte onda de casos da Covid-19 e reverter o panorama de lotação de leitos em quase todas as partes do estado.
Ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), que também participou da coletiva remota, o governador revelou que irá proibir o funcionamento de atividades não essenciais a partir das 20h desta sexta-feira (26), as restrição terão validade até as 5h da manhã da próxima segunda (01).
De acordo com o governador, já a partir das 17h, o comércio de rua deverá estar fechado; às 18h, a determinação estará valendo para bares e restaurantes e a partir das 20h, o lockdown será integral a todas atividades não essenciais, abrangendo inclusive, os shoppings.
Apesar da série de proibições que valerá para todo o território baiano (à exceção da região Oeste), os serviços de delivery de alimentos poderão funcionar normalmente até a meia-noite, quando os funcionários destes estabelecimentos terão que ser conduzido às suas casas por intermédio de transporte viabilizado por seus patrões.
Bebidas alcoólicas também não poderão ser vendidas durante todo o período de lockdown. A medida não atingirá supermercados, farmácias e clínicas, por exemplo, considerados essenciais, nem proibirá a circulação das pessoas nas ruas até o horário das 20h, quando passa a vigorar o toque de recolher, que dura até o domingo (28).
Esse é o pior momento da pandemia no estado da Bahia, que tem 82% de seus leitos UTI ocupados e 930 pessoas em estado grave com a Covid-19, conforme boletim divulgado na noite desta quarta (24). Só neste último dia, aliás, foram registrados quase 4.400 novos casos da doença em todo o estado. Caso você tenha conhecimento de algum episódio de aglomeração durante esse período ligue para o 190, número da Polícia Militar.
Redação de Sertão em Pauta.