O deputado estadual pelo PT, Jacó, apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia, que prevê a criação de um portal onde a população poderia acompanhar em tempo real, o processo de vacinação em cada uma das cidades baianas.
De acordo com o parlamentar seria criado o Portal Transparência Vacinação contra a Covid-19, que seguiria os critérios do Plano Estadual de Vacinação contra o coronavírus, chancelado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Na plataforma, seriam exibidas algumas informações sobre cada pessoa imunizada, contemplando desta forma, a moralidade e publicidade dos atos administrativos, dois princípios da administração pública, conforme a Carta Magna brasileira.
No endereço estariam disponíveis as seguintes informações: nome completo, RG, profissão, endereço, local de trabalho e grupo de prioridade, além da data da aplicação da dose, a unidade onde ela ocorreu e o registro do profissional vacinador.
Para Jacó, o projeto teria grande valia, pois permitiria impedir tratamentos diferenciados no atual panorama de vacinação: “Não tenho dúvidas de que esse projeto representa um avanço porque é com transparência e informação que vamos enfrentar a crise que estamos vivendo no país. É fundamental até para se evitar privilégios”.