As 238 doses da vacina CoronaVac, imunizante contra o novo coronavírus produzido pelo Instituto Butantan com a empresa chinesa Sinovac, que haviam chegado em Cícero Dantas no final da manhã desta terça-feira (19), já foram aplicadas em sua totalidade.
Após a cerimônia de vacinação ocorrida na Sala de Vacina da Rua Senador Dantas, por volta das 16h30, quando o Monsenhor Elias e membros da equipe de vacinação receberam a dosagem, diversas unidades foram encaminhadas para o Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães, onde tanto profissionais de saúde como funcionários em geral (limpeza, portaria, serviços administrativos, motoristas) foram vacinados.
Além disso, doses foram enviadas para a Casa do Idoso, conforme estabelecido no plano de vacinação divulgado pela prefeitura no início da semana. Lá, não só os residentes, mas também os funcionários receberam a aplicação.
O Sertão em Pauta esteve em contato com a coordenadora epidemiológica do município, Ana Paula Machado, que nos informou que após a destinação das vacinas na data desta terça, apenas uma pequeno quantitativo havia restado na Sala da Vacina, mas que o mesmo já foi encerrado por volta das 9h da manhã desta quarta (20).
Isso ocorreu porque desde as 4h da madrugada, se formou uma fila de pessoas em frente à Sala da Vacina para o recebimento da CoronaVac, porém, com o objetivo de cumprir o estabelecido na fase 1 de vacinação, apenas pessoas com mais de 75 anos que estavam no local, puderam ser vacinadas, finalizando assim, o estoque recebido do Governo do Estado.
De acordo com Ana Paula, ainda não há previsão para a chegada de novas doses da CoronaVac no município. Vale lembrar, que para o processo de imunização ser completado, é necessária uma segunda aplicação da mesma vacina em um período de até 30 dias, e que o paciente só pode ser considerado imunizado após três ou quatro semanas desta segunda dose.
Redação de Sertão em Pauta.