O curso superior de Tecnologia em Apicultura e em Meliponicultura do Norte e Nordeste do País, implantado pelo Governo da Bahia, em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau) e a Cooperativa dos Apicultores de Tucano (Cooapit), formou a primeira turma, nesta quarta-feira (16). A solenidade de colação de grau dos 28 formandos foi realizada virtualmente.
Na Bahia, a graduação foi voltada para Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs), que atuam no âmbito do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial, além de outras pessoas interessadas no tema. Dos 28 formandos, 20 tecnólogos são baianos.
De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, o curso mostra sua importância, principalmente por se tratar de uma atividade que nessa pandemia se destacou: “Em boa hora, temos essa inovação, promovida pela universidade de Taubaté, que vem a calhar com um esforço que o Governo do Estado, que é o Parceria Mais Fortes, Juntos para Alimentar a Bahia, para que a gente possa fortalecer 16 sistemas produtivos, entre eles, o de Apicultura. Parabéns aos novos tecnólogos que chegam para elevar a produção e a produtividade do mel na Bahia”.
O secretário de Educação do estado da Bahia e patrono da turma, Jerônimo Rodrigues, falou da alegria de participar de ato simbólico e remoto, mais muito importante para uma cadeia produtiva que envolve muitos agricultores familiares: “Orgulho de eventos como este. Luta e vitória, com temas tão caros como formação, educação superior, abelhas, meio ambiente, sonhos, desafios vencidos. Tenho um vínculo com esse assunto e essa é uma inovação salutar pra que gente possa, com a Universidade de Taubaté, dialogar e compreender como podemos fazer parceria com as nossas universidades estaduais do estado da Bahia”.
O jovem Renilson Rodrigues vivenciou o êxodo rural. Ele retornou à sua origem e realizou o sonho de atuar em um projeto na sua comunidade e cursar uma universidade: “Muito honrado, sonho realizado, dificuldade superada. Hoje profissional qualificado”.
Quem também pôde acompanhar a cerimônia foi a deputada estadual Fátima Nunes (PT), que pelas suas redes sociais, expressou a sua felicidade com a formação da turma: “Foi uma noite de alegria apesar dos distanciamento. Participei da formatura do curso de tecnólogo em apicultura nível superior e melinopolicultara da Universidade de Taubaté em convênio com a CAR e SDR Bahia. Valeu a luta é os esforços de todos e todas. Foi emocionante”.
ATUAÇÃO
O tecnólogo em Apicultura e em Meliponicultura é o profissional que, com base nos procedimentos e técnicas adequados, gera e executa o controle operacional das diferentes atividades que compõem a cadeia e o arranjo produtivo apícola, promovendo a sua melhoria contínua para atingir níveis de serviço e de produtos mais elevados.
O curso busca formar profissionais com uma forte base conceitual e capacitados a atuarem efetivamente no mercado de trabalho. As aulas presenciais foram realizadas trimestralmente nas instalações da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit), no município de Tucano.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Ascom/SDR.