Os vereadores que estiveram presentes na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) nesta terça-feira (15) aprovaram por unanimidade e de forma nominal o projeto de lei nº 407/2020, que dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal da Juventude.
Após a sua apresentação na casa no início de dezembro, o projeto esteve submetido à Comissão Parlamentar de Finanças, Orçamento, Contas, Obras e Serviços Públicos (composta pelos vereadores Carlinhos, Nenê de Nedito e Márcio Amaral), que no último dia 08, aprovou parecer em favor da criação da secretária.
Os parlamentares aprovaram também o projeto de lei nº 411/2020, que dispõe sobre a modificação do anexo III da tabela de receita nº IV – taxa de licença de execução de obras e urbanização de área / TLO da Lei Complementar nº 305/2017 no âmbito do município de Cícero Dantas.
Como no caso da proposição que criou a Secretaria da Juventude, este segundo projeto foi direcionado à Comissão Parlamentar de Finanças, que do mesmo modo, o aprovou na integralidade. Na oportunidade, os seus membros chegaram a realizar reunião com a secretária de obras, Ana Paula Paixão.

Ainda na noite desta terça, a casa legislativa aprovou por oito votos, uma moção de pesar aos familiares do Sr. Raimundo de Andrade Souza, em decorrência do seu falecimento. A homenagem foi proposta pelo vereador Hery da Betânia.
PROPOSIÇÕES APRESENTADAS
O projeto nº 412/2020, de autoria do Poder Executivo foi apresentado na casa, a partir de leitura do presidente Abelardo Júnior (PP). Ele trata da jornada de trabalho e das atribuições para o cargo de fonoaudiólogo na administração municipal e foi direcionado para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
Também será objeto de análise dos vereadores, o projeto de resolução nº 001/2020, que concede o Título de Cidadão Cicerodantense ao Sr. Joilson Santos de Andrade, conhecido como ‘Joilson da Kauã Modas’. Autor da proposição, o vereador Sinelson afirmou que o empresário “tem quatro lojas no município, emprega 15 funcionários, e ajuda a movimentar a renda do município em mais de R$ 300 mil e veio a se estabelecer em Cícero Dantas”
AUMENTO DE CASOS DA COVID PREOCUPA
Em seus discursos na tribuna da casa, os vereadores Nenê de Nedito (PSD) e Zé Domingos (PT) demonstraram muita preocupação com o atual cenário de contaminação da Covid-19 em Cícero Dantas. “Faltando dez dias para o período eleitoral, o coronavírus deu uma parada em todo o país. A imprensa, os políticos, a justiça, não se manifestaram (…) as vigilâncias sanitárias de todo o país e todos municípios não se pronunciaram. E agora o que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, e por conta de secretários de saúde de estado e governadores é a apresentação do raio-x da irresponsabilidade que todas as autoridades cometeram ao longo do período eleitoral”, afirmou Nenê, para quem o nível de conivência das instituições brasileiras com as aglomerações foi grande.

Zé Domingos, por sua vez, além de concordar com o argumento de que as eleições provocaram um aumento dos casos, acredita que o município de Cícero Dantas deve tomar algumas iniciativas para frear a subida das contaminações: “Como nós estamos na onda de novo, eu acho que o município deve pensar na questão da Feira Livre. Suspende de novo? Os horários do comércio, voltam às aquelas articulações que foram feitas? Eu acho que como a onda tá voltando, o município tem que fazer isso. Se for deixar aumentando, vai ser pior. O parlamentar também pontuou que apesar do recesso parlamentar, os vereadores estarão disponíveis para atender as demandas emergenciais do município e da população.
Redação de Sertão em Pauta.