A representação jurídica da coligação ‘O Progresso Continua’, cujos candidatos a prefeito e vice – Ricardo Almeida e Jackson Almeida – se sagraram vitoriosos na eleição de Cícero Dantas (BA), ingressou com uma petição solicitando ao juiz da 82ª Zona Eleitoral, Ricardo Caldas do Valle Viana, que reconsidere a forma como será realizada a diplomação dos candidatos eleitos e suplentes, marcada para acontecer nesta quinta-feira (17), de modo virtual.
A iniciativa da coligação foi revelada na noite desta terça (15), pelo presidente da Câmara Municipal, Abelardo Júnior (PP), que leu o pedido durante o pequeno expediente da sessão na casa legislativa. No documento, é sugerida a utilização do salão do júri da comarca para a cerimônia presencial e a participação restrita a apenas os candidatos, os funcionários da zona eleitoral e do próprio juiz eleitoral.
Também se argumentou no pedido que a diplomação é um momento único e marcante e que não há vedação legal para a não realização presencial. Além disso, com o objetivo de reduzir as aglomerações, a coligação propôs que a diplomação possa ocorrer em momentos distintos para os diferentes municípios que compõem a 82ª Zona Eleitoral.
Após a leitura da petição na sessão da Câmara, o vereador Nenê de Nedito parabenizou a iniciativa e lembrou ao presidente Abelardo Júnior, que o próprio prédio do legislativo poderia ser disponibilizado para a realização da diplomação. A ideia foi bem vista pelo mandatário da casa, que falou em levar a sugestão ao advogado da coligação. Mesmo com o prazo curto, há uma expectativa de que o juiz eleitoral analise o pedido ainda nesta quarta (16).
Redação de Sertão em Pauta.