As votações deste domingo (29) nas duas únicas cidades baianas que tiveram segundo turno na Eleições 2020, representaram uma dura derrota para o PT na Bahia. Tanto em Feira de Santana, maior cidade do interior do estado, como em Vitória da Conquista o partido sofreu derrotas com margens consideráveis na disputa pelo executivo municipal, contrariando as expectativas que foram geradas por pesquisas de intenção de voto.
Enquanto levantamentos divulgados, apontaram uma vantagem tanto para os petistas Zé Neto (Feira) e Zé Raimundo (Conquista) de oito e três pontos percentuais, respectivamente, os resultados trazidos a partir da apuração surpreenderam pelas vitórias tranquilas de seus adversários.
Em Feira, por exemplo, o atual prefeito Colbert Martins, do MDB, venceu o pleito com mais de 25 mil votos de frente, alcançando 54,42% da preferência válida do eleitorado, e o deputado federal Zé Neto ficou com 45,58%. Foram 164.831 votos do emedebista contra 138.073 do petista.
Na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, os números finais foram semelhantes. Com 54% cravados, Herzem Gusmão (atual gestor), também do MDB, se sagrou vitorioso diante de Zé Raimundo (46%); o primeiro teve 97.364 votos computados, e o segundo, 82.942.
Os resultados deste domingo apontam para um fortalecimento da imagem de ACM Neto (DEM) no interior do estado, o que pode também lhe trazer dividendos políticos para a eleição de governador em 2022, já que os derrotados foram candidatos do PT, partido do atual chefe do executivo baiano Rui Costa.
Em seu Twitter, inclusive, ACM comentou sobre as vitórias de seus aliados e falou em “ventos que começam a soprar em nosso estado”.
As vitórias de Herzem, em Conquista, e de Colbert, em Feira, são simbólicas e confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor.
— ACM Neto (@acmneto_) November 29, 2020
Redação de Sertão em Pauta.