Na noite desta terça-feira (24), foi realizada a primeira sessão presencial na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), desde o início de junho, quando foi adotado o sistema de sessões virtuais em função da chegada da Covid-19 na cidade.
A sessão, porém, foi prejudicada, pois não houve presença de quórum necessário para o início dos trabalhos, já que apenas cinco vereadores se fizeram presentes. Apesar disso, em forma de respeito aos que estiveram no plenário Celerino Venceslau dos Santos, o presidente da casa legislativa, Abelardo Júnior permitiu que os parlamentares fizessem uso da tribuna por alguns minutos e trouxessem suas considerações sobre as eleições municipais ocorridas no último dia 15.
Um dos que falou foi o vereador Jackson Almeida (PDT), que foi eleito vice-prefeito do município para os próximos quatro anos, no pleito do dia 15 de novembro. Ele comentou o resultado eleitoral e agradeceu pela vitória conquistada na chapa junto ao prefeito Ricardo Almeida (PP): “Não poderia deixar de estar aqui agradecendo a todos que votaram na chapa Dr. Ricardo e Jackson Almeida. E eu queria dizer que embora esteja deixando essa casa, para assumir o cargo de vice-prefeito, até o ultimo dia de meu mandato, honrarei o voto de vereador, trabalhando nos projetos de lei, pois ainda teremos alguns, temos lei orçamentária, reestruturação administrativa, então temos vários processos a serem estudado”.

Quem também fez uso da tribuna foi o vereador Sinelson (PP), que apesar de não ter sido eleito e ficado na suplência, se mostrou grato àqueles que o escolheram como candidato a vereador. “Deixo um beijo no coração daqueles dos 639 votos em Sinelson, e parabéns à população cicerodantense por esta coragem de enfrentar as urnas, mesmo ainda com a Covid-19. É bola pra frente, vamos pedir vida e saúde para Deus, e daqui a quatro se eu estiver vivo e com saúde, vamos enfrentar novamente, pois quem já enfrentou a 5ª candidatura, pode enfrentar a 6ª, a 7ª, a 8ª. Um abraço a todos e vamos esperar a próxima sessão para continuarmos os trabalhos até o dia 22 (de dezembro)”, comentou o parlamentar.

Líder da situação na casa, o vereador Carlinhos (PP) também participou. Em discurso de poucos minutos, ele aproveitou para fazer um agradecimento especial ao seu irmão Zelito Ribeiro, líder político do grupo dos Gaviões: “Quero aqui agradecer a todos, além dos 705 votos que obtive, àqueles que me apoiaram, que foram muitos … mas quero citar aqui um, que me orgulhou, que é do nosso líder Zelito Ribeiro. Ele me deu um apoio muito importante, embora também tenha dado aos demais, inclusive ao vereador Sinelson, mas me orgulha muito, pois pela primeira vez, ele me apoiou e nem perguntei se votou em mim, embora creio que até também tenha votado. Então, em nome dele, quero agradecer a todo o povo de Cícero Dantas pelos 705 votos”.
Em entrevista ao final da sessão, o vereador Nenê de Nedito (PSD), falou sobre qual deve ser o papel do bloco oposicionista pelo período dos próximos quatro anos. “O papel do vereador Nenê de Nedito, junto com a oposição na próxima legislatura, não será diferente do da atual. Seremos uma oposição com pés no chão e responsabilidade, de maneira alguma teremos uma oposição para atrapalhar o desenvolvimento de Cícero Dantas, e que o prefeito e o vice possam trabalhar”, detalhou Nenê que é lider da atual bancada de oposição no legislativo.
CONTAS DA CÂMARA APROVADAS
Na sessão, o presidente da Câmara, Abelardo Júnior também informou que as contas do legislativo municipal no exercício financeiro de 2019 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA). “Graças a Deus obtivemos êxito, as contas foram aprovadas. A equipe de vereadores, as assessorias, não foram as contas do presidente da Câmara, e sim de toda um equipe, porque essa casa aqui é uma unidade em prol do desenvolvimento, seja na fiscalização ou na aprovação de leis para que o Poder Executivo possa executar todos os programas e políticas públicas”, declarou.
Abelardo Júnior também fez uma menção à sua votação, que lhe conferiu o posto de primeiro colocado na disputa por uma vaga na Câmara pelos próximos quatro anos: “Venho agradecer primeiramente a Deus, à família e aos 1.374 votos. Uma votação que eu não esperava, isso só nos dá ânimo para continuarmos trabalhando e contribuindo com a humildade de sempre, ouvindo e aceitando as críticas, quando forem de forma construtiva. E pode ter certeza, a responsabilidade só aumentou e assim, o nosso compromisso com todo o povo de Cícero Dantas em trazer o desenvolvimento para nossa terra”.