A sessão desta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores de Cícero Dantas (BA) foi marcada pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2021 e de muitas indicações apresentadas pelos parlamentares, durante o pequeno e o grande expedientes.
A LDO foi aprovada por unanimidade e sem a apresentação de emendas; ela define o orçamento municipal para o próximo ano e a ele, os parlamentares podem anexar emendas que o aperfeiçoem e que também contemplem setores específicos da cidade, como recursos para determinados segmentos nas áreas da saúde e da educação. Após a sua aprovação, ela será encaminhada ao gabinete do prefeito Ricardo Almeida.
INDICAÇÕES
Duas das indicações aprovadas são de autoria do vereador Márcio Amaral, uma alusiva à criação de um mutirão de testes rápidos para Covid-19, que ocorreria em dias de grande movimentação na cidade. Já a outra diz respeito a uma solicitação para que a administração municipal realize a construção do muro do cemitério do Povoado Betânia. “Semana passada, duas pessoas me ligaram lá do Povoado Betânia, pedindo para que o vereador Márcio Amaral e os demais solicitassem a construção do muro do cemitério da Betânia. O vereador Hery e Wilson também já pediram várias vezes, e umas pessoas inclusive, até mandaram fotos”, relatou o parlamentar.
O vereador Carlinhos, líder da bancada de situação, também apresentou uma indicação que foi aprovada. Durante o pequeno expediente, o parlamentar apresentou a demanda que consiste no calçamento da saída da comunidade do Cansanção em direção à Vila São Pedro. “São 300 metros que vão até a casa do comerciante Siné e chegam até a uma casa vizinha depois. Aquela areia, quando chove está indo toda pro calçamento e invadindo até parte da igreja”, detalhou ele.
Uma quarta indicação, de autoria do vereador Rogério também foi acatada pelo legislativo; ela se refere ao calçamento das duas ruas do Povoado do Jatobá dos Tavares, que nunca foram pavimentadas.
MOÇÕES DE APLAUSO E DE PESAR
Duas moções de aplauso e uma de pesar também foram aprovadas na casa legislativa. Apresentada por Márcio Amaral, uma delas é destinada a homenagear a todas as equipes de PSFs do município, pelos serviços relevantes prestados na área de saúde pública.
As outras duas (de aplauso e pesar, respectivamente), tem o presidente da casa, Abelardo Júnior como autor e se dirigem à agente de saúde Claildes, pelos cuidados prestados ao longo de anos ao cidadão popularmente conhecido como “Farofa”, falecido nesta segunda (13) e que não possuía familiares próximos; e à família de Elineusa Apolônio de Matos, mais conhecida como Neusinha Vieira, moradora do Distrito de Caxias, que faleceu na última sexta-feira (10). “Foi um falecimento que na verdade, abalou todo o distrito de Caxias, por ser uma pessoa tão querida”, lamentou o vereador.