A Câmara de Vereadores de Cícero Dantas (BA) aprovou na sessão desta terça-feira (14) um requerimento do vereador Nininho de Nedito, no qual ele pede que a secretária de Saúde Paula Luísa seja convocada a participar da próxima sessão da casa legislativa, para prestar contas e esclarecimentos sobre as ações implementadas no município no combate ao novo coronavírus.
Para Nininho, se faz urgente que a gestora da pasta de saúde venha ao legislativo trazer essas informações: “Estou protocolando verbalmente um requerimento solicitando a presença da secretária na sessão plenária da Câmara, para que ela dê satisfação a nós vereadores, não só das ações que ela tenha porventura implementado no combate ao coronavírus, como também dos recursos recebidos do governo federal. Isso é de caráter urgente urgentíssimo, não é pra agendar, é pra próxima sessão.”
De acordo com o parlamentar, a população tem se queixado do atendimento facultado a pessoas que manifestam os sintomas da Covid-19 e que a desorganização nas ações está evidente: “Muitas pessoas como familiares já vieram a mim mesmo, dizer que vão ao hospital e ao chegar lá, eles mandam que vá ao posto de Saúde. E isso não é correto, se apessoa tem algum sintoma, alguma coisa, os primeiros socorros têm que ser dados, primeiro para diagnosticar se a suspeita tem validade ou não e depois para encaminhar o paciente a uma equipe que possa monitorá-lo e posteriormente seja feito o exame, e assim por diante.”
Como a sugestão do vereador Nenê de Nedito, líder da bancada de oposição, de suprimir o recesso parlamentar do meio do ano, foi aceita pela casa legislativa, a sessão vindoura da Câmara deve mesmo ocorrer na próxima terça-feira (21).
MUTIRÃO DE TESTES
O vereador Márcio Amaral, inclusive, apresentou uma indicação em que solicita à Secretaria Municipal de Saúde, a realização de um mutirão de testes rápidos em um dia segunda (20), quando é dia de feira na cidade e a circulação de pessoas é maior, mesmo com a sua vedação no momento: “Que a secretária Paula possa estudar uma forma de fazer um mutirão do coronavírus. Separar testes e fazer no dia da feira, pegar pessoas voluntárias em diferentes pontos da cidade. Quantas pessoas tem esse vírus e não sabem?”
Redação de Sertão em Pauta.