Na sessão ordinária desta terça-feira (30) da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), que ocorreu de forma remota, os vereadores discutiram sobre a necessidade de aplicação de lockdown, como alternativa para a redução do avanço da Covid-19 na cidade.
Os parlamentares comentaram a possibilidade de que um decreto do governo do estado determine o “isolamento total” em toda o Núcleo Regional de Saúde de Alagoinhas, que compreende 33 municípios baianos, inclusive os do Semiárido Nordeste II.
Segundo o vereador Zé Domingos (PT), em uma reunião do núcleo foi sugerido um isolamento pelo período de seis dias, mas para ele, esse período não é o suficiente: “Esse período é muito curto, porque o prazo em que o vírus se desenvolve é de 14 a 15 dias. Então, se dá uma fechada do dia 06 ao dia 12, por exemplo, são seis dias, mas na medida que abrir os espaços de novo, as pessoas sem os sintomas vão estar circulando novamente”, comentou o parlamentar.
Para Zé Domingos, surpreende o grande quantitativo de pessoas em circulação na cidade, nos últimos dias: “Hoje, presenciei o numero de pessoas na cidade, e parecia um dia de segunda-feira normal (dia de feira) (…) ontem, e hoje. E o pior é que tá vindo gente de outros municípios. A questão do fechamento é realmente um problema, mas se a gente pensa na saúde pública, termos que fazer esse sacrifício. Então, se tem uma paralisação de 15 dias, acho que seria o suficiente para desligar a circulação desse vírus.”
O vereador Jackson Almeida (PDT), em aparte à fala do vereador Zé Domingos, disse que é preciso levar em consideração os números para se tomar decisões precisas: “Essa questão de lockdown, acho que tem que se trabalhar melhor a questão de números, para justificar (…) é complexo o assunto, e não se pode sacrificar as pessoas nem o comércio, é uma coisa que tem que se controlar muito bem, afinal de contas esse vírus vai durar muito tempo ainda. A gente precisa de um parâmetro, qual o parâmetro para se fazer um fechamento? Como a maioria das pessoas vai pegar ao decorrer do tempo, é justamente nesse parâmetro que a gente que se basear. Com quantos casos ativos, há uma justificativa técnica pra gente fazer um fechamento de comércio? Como você falou, há o ciclo de vida do vírus. (…) No mundo inteiro não se tem consenso, mas temos que criar nossos métodos aqui.”
Redação de Sertão em Pauta.