O não acontecimento da sessão ordinária da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) na última terça-feira (23), não foi bem aceito entre todos os vereadores da casa legislativa. Conforme publicação no início de noite da terça na página do Facebook da Câmara, a sessão remota acabou não ocorrendo por conta de falta de quórum, mas ao menos para a vereadora Aderian, da bancada de oposição, esse não foi o real motivo.
De acordo com a parlamentar, a verificação do quórum deveria ocorrer apenas no momento de início da sessão: “Eu, Aderian, não concordo com o presidente, porquê quórum só se sabe no horário da sessão. Por isso, o presidente está parecendo um ditador, pois só tem sessão quando lhe convém”.
Ainda segundo a vereadora Aderian, em um grupo do qual participam os 13 vereadores da casa legislativa, foi dito que quatro parlamentares não iriam participar, mas os demais não se pronunciaram, até que às 17h26 ele comunicou que não ocorreria a sessão: “Inclusive, ele ligou para mim perguntando se eu ia participar, e eu disse que sim”.
O Sertão em Pauta entrou em contato com o presidente Abelardo Júnior, para saber qual o seu posicionamento diante das críticas feitas pela vereadora Aderian. Ao nosso site, ele disse que vereadores lhe contactaram diretamente para informar de suas ausências: “Entraram em contato comigo logo cedo, já tinham entrado em contato comigo oito vereadores, então se oito entraram em contato comigo, não adiantava abrir a sessão com cinco vereadores. Nosso regimento interno não condiz.”
Abelardo também confirmou que falou por telefone com a vereadora Aderian e na oportunidade comunicou que a sessão estaria prejudicada. “Ela que ligou para mim cedo, e eu não atendi. Quando foi de tardezinha, eu retornei para saber o porquê de ela ter ligado e aí disse que não aconteceria por não haver quórum necessário. A vereadora quer levar para o lado político, não estou entendendo. Ela é uma das que mais faltam.”, completou o presidente Abelardo, para quem a ausências dos demais vereadores se deveu à data junina e à tradição da queima de fogueiras.
Redação de Sertão em Pauta.