Neste final de semana, doze novos casos de Covid-19 foram confirmados em três cidades do Território do Semiárido Nordeste II. Os registros se deram nos municípios de Nova Soure, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal e agora estão inseridos em seus boletins epidemiológicos.
Em Nova Soure, cidade que mais contabilizou testes positivos nestes últimos dois dias, foram confirmados dez novos casos de coronavírus. Todas as pessoas com contaminação diagnosticada chegaram no sábado (06) do estado de São Paulo, em um ônibus onde ao todo, estavam 22 pessoas – ou seja, 45% dos passageiros.
De acordo com o prefeito Cassinho, que gravou um vídeo para falar sobre as confirmações, dos dez casos, cinco são de pessoas que estão na Licurituba, duas no Bairro da Torre, e uma no Monte Alegre, no Povoado Bela Vista e no Assentamento Covas
“Lembro que todos não possuem sintomas, estão assintomáticos, Mas, não podemos deixar de informar a preocupação para que se faça o devido isolamento, e que as pessoas permaneçam em suas casas, até mesmo aqueles que não testaram positivo”, comentou o prefeito, destacando ainda que dos 25 casos da cidade, apenas um ocorreu por transmissão local e os demais foram importados, e 10 pessoas já estão curadas.
Já em Ribeira do Pombal, que tem o mesmo número de confirmações de Nova Soure (25), o último caso registrado se refere a uma jovem de 26 anos, contactante de um caso já confirmado no boletim do município. Ela manifestou apenas sintomas leves, não tem doenças prévias e seguem em isolamento domiciliar, bem como os seus contatos.
Hoje, Ribeira do Pombal possui 13 pessoas curadas da Covid-19, 11 em situação de isolamento e uma que acabou indo a óbito – um idoso de 84 anos de idade.
Outra cidade que teve caso confirmado do coronavírus neste final de semana foi Ribeira do Amparo, vizinha de Pombal. A testagem ocorreu neste domingo (07) e foi feita em uma mulher de 45 anos que é residente do próprio município e não sofre de doenças preexistentes.
O estado de saúde dela é estável, com a apresentação de sintomatologia leve e a equipe de Saúde de Ribeira do Amparo faz o seu monitoramento, bem como das pessoas que com ela mantiveram contato. Dos quatro casos da cidade, dois já alcançaram a cura clínica.
Redação de Sertão em Pauta.