Os vereadores de Cícero Dantas presentes na sessão desta terça-feira (12) na casa legislativa local se mostraram decepcionados com a ausência de resposta de secretarias municipais e da sociedade civil organizada ao convite para participação na Comissão Especial Temporária para o Combate ao Novo Coronavírus, que visa discutir medidas de prevenção e de convivência com o vírus da Covid-19.
A portaria do convite foi publicada no Diário Oficial do Legislativo na quarta-feira passada (06), e foi direcionada às secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Segurança Pública, à Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e o Conselho Municipal de Saúde, que até agora foi o único a indicar membros para representação na comissão – o presidente Jadilson Batista e a conselheira Fabiana Jucá, que representa os profissionais de saúde.
O vereador Nenê de Nedito, líder da bancada de oposição na casa, considera que a formação da comissão é essencial para que opiniões técnicas sejam colocadas no debate em torno das peculiaridades do atual momento. “Para nós causou até espanto, o poder público que é o guardião da saúde pública não mandar os seus representantes, principalmente a secretaria de Saúde, até pelas ações que já está fazendo independente da formação ou não da comissão. O município … capenga ou não, mas já está fazendo algumas ações. Pouca importância foi dada ao não encaminhar, sabendo que hoje teria sessão”, comentou o parlamentar pedido que o presidente da Câmara Abelardo Gama renove os convites para a sessão da próxima semana.
O próprio Abelardo assegurou que independente da resposta dos convidados, a comissão será formada já que ela também será composta pelos membros da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Assistência
Social e de outros vereadores que manifestarem desejo de dela participar: “Irei ver sim, com os titulares das respectivas pastas (secretarias) e dizer que amanhã (13) estarei reiterando (o convite), para que na próxima terça-feira, o foco seja realmente a constituição da comissão para que possamos deliberar”.
Redação de Sertão em Pauta.