As próximas eleições municipais de Cícero Dantas parecem trazer um cenário que não é dos mais comuns para a cidade, com a colocação de nomes que não representam os grupos mais tradicionais – os Gaviões e os Jacus – e que pretendem disputar contra eles, o cargo do executivo na cidade.
O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Victor Maia, empresário do segmento de alimentação pelo Podemos, anunciado ainda em janeiro, retrata bem isso. Ele que declarou apoio aos últimos três candidatos vencedores da eleição para prefeito na cidade, decidiu dessa vez colocar o seu nome para “veredito” da população cicerodantense e já iniciou os seus trabalho de pré-campanha.
Nas redes sociais, por exemplo, já está divulgando vídeos em que comenta sobre temas diversos como os impactos da pandemia da Covid-19 na economia e na saúde pública, o ambiente político local e as suas pretensões enquanto pré-candidato a prefeito do município.
A reportagem de Sertão em Pauta conversou com Victor Maia, nesta semana, por meio de aplicativo de mensagens, e ele falou a respeito de seu planejamento para as eleições e afirmou que irá apresentar um programa de governo que considera ser “revolucionário”. Confira a entrevista completa a seguir:
Sertão em Pauta – (S.P.): Já há algumas semanas você passou a veicular vídeos nos quais aborda diversas questões relativas à conjuntura política de Cícero Dantas e mesmo à atual crise do coronavírus, o que já demonstra a sua imersão na política local. Essas publicações vão seguir como estratégia também durante o período eleitoral? Como têm sido as reações a elas?
Victor Maia – (V.M.): Os vídeos e as mensagens que são publicadas quase que diariamente, através das redes sociais e Whatsapp, é para mostrar a população as questões relacionadas a pandemia do coronavirus, da economia e da politica local, assim como, uma forma pioneira e inovadora em nosso município do politico interagir mais com as pessoas, que no momento não devem sair de suas casas e nem receber visitas, por conta do COVID-19, nada mais seguro e eficaz para isso, que as redes sociais. Estou fazendo agora na pré-campanha, será muito explorado durante a campanha, e depois dela também. Até porque, está sendo uma forma de me apresentar para as pessoas que ainda não me conhecem, e basicamente apresento os problemas que existem no município, e em breve, quando iniciarmos o período eleitoral, irei apresentar o mais revolucionário programa de governo que Cícero Dantas já teve. Recebo muitos elogios por esse trabalho inovador de comunicação que venho fazendo através das redes sociais.
(S.P.): Sua pré-candidatura foi oficializada pelo Podemos, em meados de janeiro. Três meses depois, como estão as articulações e conversas para a busca de apoio político na cidade?
(V.M.): A minha pré-candidatura não tem como objetivo principal fazer articulações e alianças com os políticos que praticam a velha política. A ideia é apresentar para população um novo modelo de gestão, não compactuo de forma alguma em obter apoio politico em troca de cargos e vantagens financeiras. Conversei e converso com todos, mas seguirei com esse principio.
(S.P.): Embora tenha manifestado apoio em eleições anteriores, seu nome não é um dos mais reconhecidos pela população no cenário político local. Por conta disso, não teme rejeição popular durante o período eleitoral? Como evitar esse risco?
(V.M.): Quem precisa temer a rejeição popular é quem não tem o que apresentar a população, é quem no momento que as pessoas mais precisam de ajuda, se esconde delas. Não ser reconhecido, por ser novo no cenário político é uma questão de ponto de vista, pior são aqueles que são conhecidos por prometer e não cumprir; e que só aparecem de quatro em quatro anos ou que diz que é candidato e depois corre.
(S.P.): Em uma entrevista anterior, você disse que Cícero Dantas estava 20 anos atrasada em relação às suas circunvizinhas. Acredita que em um período de quatro anos é possível fazer com que a cidade recupere esse tempo perdido do qual fala?
(V.M.): Como falei no inicio da entrevista, irei apresentar o mais revolucionário programa de governo que Cícero Dantas já teve. Não aquele programa feito de qualquer forma, somente para cumprir uma exigência da Justiça Eleitoral. Procurei estudar a fundo, conversando e ouvindo as pessoas e diversos segmentos da sociedade civil, médicos, engenheiros, advogados, professores e políticos influentes do nosso estado, analisei todos os números do município, receitas e despesas, os problemas que ainda não foram resolvidos, as necessidades básicas da população…enfim, claro que não vou conseguir mudar uma realidade de 20 anos de atraso em apenas 4 anos, mas através de um programa de objetivos e metas que será apresentado, iremos ter um horizonte promissor e muito mais definido do que ai está.
(S.P.): Em um desses vídeos que tem passado a publicar, você fala que a minoria de um grupo político do município estaria incomodada com aquilo que chama de “crescimento nas pesquisas”. Pode falar quem são essas pessoas?
(V.M.): Não conseguir identificar os nomes, mas acredito que pertençam a um dos grupos políticos do município. Mas esses comentários são normais na política, principalmente quando incomodamos através da aceitação das pessoas com o nosso discurso de mudança. Essas pessoas além de se sentirem incomodadas, se sentem inseguras por ver seus cargos, promessas de empregos e vantagens serem ameaçadas com uma nova gestão e nova forma de fazer política. O que posso dizer é que não se preocupem, se tiver o mérito no que fazem e realmente o município necessitar dos serviços, com certeza serão aproveitadas.
(S.P.): Com uma hipotética vitória sua, você pretende chamar representantes dos grupos dos Jacus e dos Gaviões para conversar sobre a formação da base de apoio ao governo? Ou, por outro lado, pretende não abrir negociações, e se sustentar na base do eleitorado que lhe garantiu a eleição?
(V.M.): Politica baseada nos pilares da boa gestão, da transparência e em cuidar de gente, não se pensa de trás para frente, o que precisamos nos preocupar agora é mostrar a população de Cícero Dantas que temos muito o que mudar, a aprender a votar consciente, a exigir um preparo maior dos candidatos, a observar suas propostas…enfim. Claro que existem representantes muito bem preparados no cenário politico local, é uma minoria, mas com certeza irei conversar com todos, visando sempre o desenvolvimento do município e o bem estar da população.
(S.P.): Para finalizar, você revelou em um vídeo recente, que conseguiu junto ao deputado federal Bacelar, do seu partido, uma emenda de R$ 100 mil para investimentos em saúde pública no município. Como obteve o repasse desse montante? Entrou em contato com o prefeito Ricardo para informa-lo sobre isso?
(V.M.): Para fazer alguma ação politica, não precisa ter mandato, basta ter boa vontade e gostar de gente. Ando muito preocupado com a atual crise que estamos vivendo por conta do Coronavirus, e não vejo nenhum nome politico fazer nada por Cicero Dantas, exceto as pequenas ações da prefeitura municipal. Solicitei ao Deputado Bacelar, uma ajuda para poder equipar e preparar o hospital para possíveis casos positivados da doença, e ele prontamente atendeu a essa solicitação, destinando imediatamente uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para essa finalidade. Na mesma hora entrei em contato com o Prefeito Ricardo, e comuniquei ao mesmo, e também solicitei que fizesse um levantamento do que precisaria para esse primeiro momento, e me passasse para eu correr atrás de mais emendas para o município. O momento é de união, nessas horas não existe oposição, situação, adversário, inimigo…existe gente, ser humano e vidas.