Pré-candidato a prefeito de Cícero Dantas pelo PSOL, Mantenah quer ser visto como terceira via eleitoral

Candidato a vereador em outras oportunidades, ele quer lançar seu nome ao Executivo nas próximas eleições
mantenah popular pré-candidato a prefeito em cícero dantas
Reprodução
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Mesmo com as diversas incertezas provocadas no cenário político por conta da crise do coronavírus, as decisões e articulações visando as próximas eleições municipais em Cícero Dantas (BA) não param de acontecer. Prova disto é que nos últimos dias o diretório local do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) lançou o seu nome para a disputa pelo executivo.

Trata-se de Mantenah Popular, que inclusive já chegou a participar de outras disputas eleitorais na condição de candidato a vereador, mas que agora decidiu concorrer ao principal cargo da cidade, em oposição aos dois grupos políticos locais mais tradicionais: os Gaviões e os Jacus – dos quais aliás, ele não esconde que esteve junto em outros pleitos.

Mantenah, que se considera uma “terceira via” foi entrevistado nessa semana pelo Sertão em Pauta. Ele falou ao nosso site sobre suas pretensões, seu histórico político e as expectativas enquanto pré-candidato, para as próximas eleições na cidade. Confira a entrevista completa a seguir:

Sertão em Pauta – (S.P.): Você foi candidato a vereador nas eleições de 2012, mas acabou não tendo uma grande votação. Oito anos depois, o que te leva a lançar essa pré-candidatura a prefeito?

Mantenah Popular – (M.P.): Na realidade, comecei minha carreira político no ano de 2000, apoiando. Já na eleição de 2004, fui candidato a vereador pelo lado dos Gaviões, quando obtive mais de 300 votos. Após quatro anos, em 2008, não sendo bem vindo ao grupo ao qual pertencia como pré-candidato a vereador, resolvi junto à Dra. Marizete que na época era do PMDB, formar a terceira via. Fui até a reta final e obtive 148 votos.

Já em 2012, fui realmente pré-candidato do lado dos Jacus, do qual nunca tinha sido; desde os meus 16 anos de idade nunca votei nos Jacus. Mas, quando foi em 2012 resolvi acompanhar o grupo, devido a não ter formado um grupo de terceira via, ainda que eu tenha tentado. Eu tentei, estávamos com vinte pré-candidatos, e em final de reta ficaram só dois: eu e George. Então, conversamos juntos de seguirmos um grupo, ou Jacu ou Gavião, Como eu já havia saído do Gavião por não me aceitarem como pré-candidato em 2008, resolvi ir para o Jacu.

Não tive muitos votos em 2012, porque não trabalhei, não fiz campanha daquelas de descer o suor. Simplesmente pedi aos amigos e ás famílias que eu tenho prestação de serviços e favores. E aí, Eu tive 50 e poucos votos, se não me engano. Mas, enfim, a questão de 2020, é que decidi formalizar novamente a terceira via, junto com nosso presidente atual, o Marquinhos CD. Eu me dispus; dentro de todos os filiados do PSOL o mais conhecido é Mantena Popular, e por essa decisão chegamos à opinião comum de ser o representante e ocupar a vaga de pré-candidatura a prefeito. Além, é claro, de nós termos mais mais uma opção na cidade, de o povo de Cícero Dantas ter mais uma opção para votar. Eu particularmente, cansei de votar em Jacu ou Gavião que vem administrando somente para si e não para o povo e muito menos para o desenvolvimento de nossa cidade.

(S.P.): O que a população de Cícero Dantas pode esperar sua campanha eleitoral, em termos de propostas?

(M.P.): No momento, a gente ainda não pode apresentar propostas e programa de governo. Mas, a população vai ter mais uma opção. Com fé em Deus e em Nossa Senhora do Bom Conselho, iremos formalizar e até o final com essa terceira via: PSOL cinquenta.

(S.P): Seu partido, o PSOL, já chegou a iniciar conversas na busca pelo candidato a vice? Pode haver acordos com outras siglas?

(M.P.): Sim, estamos em busca de novas siglas para compor nosso grupo, e pode surgir sim, o vice de outra sigla. Caso a gente não consiga, com certeza vamos sentar entre nós, filiados do PSOL, para tirar um nome que represente e ocupe essa vaga de vice, e claro, que venha a somar mais com a gente. Hoje, a gente se encontra com mais de 150 filiados no PSOL.

(S.P.): João Almeida que seria o candidato de seu partido a prefeito, mas ele acabou saindo da sigla após alegar que não foi feita a prestação de contas do ano de 2018, o que teria levado à suspensão do partido. Como está hoje a situação da sigla? Já está regular?

(M.P.): Olha, o caro colega que dizia não abrir mão e estar até o fim, doa o que doer … a saída dele, ele dá o motivo que quer. Agora, na minha visão, não foi questão de partido estar irregular, porque na época que ele saiu e em que o partido ainda se encontrava irregular, todos os partidos ainda se encontravam na mesma situação, inclusive o qual ele foi fazer parte, o que eu também já esperava. Mas, quero deixar claro que só tenho a agradecer porque ele fez todas as prestações de contas.

Uma que ficou inadimplente para a Justiça resolver não foi questão do partido. Foi questão eleitoral, não tem nada a ver, o partido já estava regularizado quando ele mesmo aderiu e saiu, como ainda hoje está regularizado e atualizado. E só tenho a agradecer a ele, primeira mente a Deus e depois a ele, que regularizou todas as nossas prestações de contas, a esse nosso ex-colega que fazia parte do PSOL.

Agora, ele dizer que saiu porque o partido estava inadimplente … isso aí eu não concordo, tenho provas concretas, mostro a qualquer jornalista e cidadão em Cícero Dantas que o partido ficou regularizado antes dele sair, e isso vou dizer em palanque e não tenho medo. Hoje o PSOL se encontra ativo. Se tem uma questão de 2018, que foi ano eleitoral de deputado estadual, federal, governador, senador e presidente, é uma questão de contas eleitoral, e não partidária. Existem dois tipos, a eleitoral, de pessoas que são candidatas e no nosso município não lançamos ninguém do PSOL, e a conta partidária, que hoje está toda atualizada.

(S.P.): O PSOL também já escolheu os nomes para a disputa pelo legislativo?

(M.P.): Claro, estamos preparando uma equipe com 16 nomes. No momento, lembro de Marquinhos CD, Maurício do Transporte, Tavares de Raimunda de Tainho, Isaque da Kombi, Nice do PSOL, David de Caxias, Everton Cantor, Luiz de Campinas, Mingo da Itaparica do Gama, Assis Pintor e Edilson. São esses os pré-nomes que já estão fechados com nós, temos mais, mas não estou lembrando agora de todos. Com certeza, entre esses 16 estamos buscando mais quatro para fechar um grupo de 20, e vamos trabalhar com o objetivo de eleger um ou dois, para fazer uma administração limpa e transparente.

(S.P.): Na sua opinião o que pode levar a sua candidatura a superar a dos dois grupos mais tradicionais do município?

(M.P.): A nossa diferença para o dois grupos … seremos uma administração voltada para o nosso povo e município, e não para agiotas, assim como esses que vêm agindo há anos e anos no nosso município.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS