O Governo da Bahia começou a pagar nesta segunda-feira (20) o vale-alimentação para estudantes de escolas estaduais em 22 municípios. O benefício no valor de 55 reais deve ser utilizado para a compra de produtos com valor nutricional como feijão, arroz, leite, frutas e verduras.
Para ter acesso ao vale, o estudante, um de seus pais ou responsável deve se dirigir ao estabelecimento comercial escolhido pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) na sua cidade, para a compra dos produtos. Com o objetivo de agilizar o processo de distribuição do benefício, o Governo da Bahia fez contratos com as redes de supermercados Assaí e Cesta do Povo, cujas unidades espalhadas pelo estado estarão abertas para receber os beneficiários.
O processo para comprovação do direito ao vale-alimentação é simples: basta o estudante ou familiar apresentar o CPF (cópia original) do aluno no setor de atendimento ao cliente do supermercado; o documento deve estar atualizado e cadastrado na unidade escolar. No site da SEC, inclusive, já está disponível uma lista indicando a qual estabelecimento o estudante deve se dirigir para ter acesso ao benefício.
Nas cidades que não possuem unidades de nenhuma das duas redes, o governo da Bahia deve fornecer um cartão alimentação com o valor de 55 reais, que deve ser retirado nas próprias escolas; isso deve ocorrer nas próximas semanas. Ao todo, a iniciativa irá contemplar 800 mil estudantes, em um investimento público de 44 milhões de reais.
Confira os municípios inseridos nesta primeira fase do programa:
- Jequié
- Juazeiro
- Ituberá
- Itapetinga
- Ilhéus
- Guanambi
- Simões Filho
- Valença
- Vitória da Conquista
- Santa Bárbara
- Paulo Afonso
- Morro do Chapéu
- Santo Estevão
- Senhor do Bonfim
- Serrinha
- Salvador
- Feira de Santana
- Lauro de Freitas
- Camaçari
- Dias D´Vila
- Mata de São João
- Gandu
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Ascom/SEC.