Em live transmitida no final da tarde desta segunda-feira (13), em suas redes sociais, o prefeito de Adustina, Paulo Sérgio (PSD), anunciou uma série de investimentos em saúde para o município do Nordeste Baiano, com o objetivo de promover o tratamento de pessoas que venham a se infectar com a Covid-19.
Dentre os investimentos anunciados pelo prefeito, que esteve acompanhado do secretário de Saúde Eugênio Santana, está a montagem de uma sala de estabilização para a recepção de pacientes em condição grave de saúde em decorrência do Covid-19, até a posterior transferência, caso necessário. Além disso, ainda foram utilizados mais de 60 mil reais na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – máscaras, luvas, géis – que serão disponibilizados aos profissionais de saúde da rede municipal.
O prefeito destacou o recebimento de 172 mil reais do Ministério da Saúde e que apesar de o momento financeiro não ser favorável por conta da queda geral nas arrecadações e repasses, o investimento em saúde se faz necessário. “Sabemos que os municípios do país vivem uma crise financeira difícil, a gente já estava trabalhando com o orçamento muito pesado, e com essa paralisação que temos hoje no país, o Governo Federal não está arrecadando, e quando ele não arrecada, aquela cota que ele repassa para estados e municípios diminui. Mas, mesmo apertados, tiramos recursos do FPM (reduzido em 15% na primeira parcela de abril) e fizemos uma compra de EPIs para poder proteger os nosso profissionais de saúde. Esse material já está na secretária e dá para 30 dias”, comentou o gestor.
Por conta disso, Paulo Sérgio também comunicou durante a live, a autorização para a compra de novos equipamentos de proteção que devem durar até agosto, a partir da liberação de R$ 100 mil. Além disso, segundo o prefeito, o setor de licitação da prefeitura deve elaborar um processo licitatório nos próximos dias para a aquisição de máquinas e peças a serem aplicadas na montagem de uma UTI Móvel, já que o município recebeu recentemente do Governo da Bahia, uma ambulância do tipo Van, que comporta a estrutura.
“É igual (a ambulância) a de Cícero Dantas, que nos ajudou no transporte do paciente de Adustina até Cipó. Nós estamos montando nossa própria estrutura, com equipamentos que deem suporte para o paciente ser transferido de Adustina a Salvador ou até mesmo de Adustina a Aracaju. É uma compra de mais de 80 mil reais”, revelou Paulo Sérgio.
PREFEITO DESMENTE BOATOS
Na live, o prefeito ainda desmentiu áudios que repercutiram no último final de semana na cidade, dando conta de que o jovem de 26 anos vítima de Covid-19, não teria morrido por conta da doença. “Algumas pessoas se aproveitando do momento, tentaram desqualificar o trabalho da secretaria municipal de Saúde bem como da Sesab (estadual). Quero aqui em público falar que a gestão do prefeito Paulo Sérgio e do secretário Eugênio trabalha com responsabilidade. O que informamos foi baseado em documentos oficiais, dados do próprio hospital, temos em mão o resultado positivo do exame feito no Lacen nos arquivos da nossa secretaria de saúde, e o secretário via ofício entregou o exame nas mãos da família (do jovem)”, relatou o mandatário da cidade.
Redação de Sertão em Pauta.