O Hospital Geral Santa Tereza, situado em Ribeira do Pombal (BA) e gerido pelo Consórcio Interfederativo de Saúde Nordeste II, não irá receber pacientes regulados com suspeita diagnóstica ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. É o que informa um ofício assinado pelo Dr. Carlos Emídio Domini, coordenador médico da unidade hospitalar, que foi encaminhado ao prefeito da cidade, Ricardo Maia (PSD), que também é presidente do consórcio.
A decisão de não receber pacientes com Covid-19 é baseada na falta de equipamentos necessários para assistência com segurança e qualidade às pessoas infectadas e no não atendimento, pelo consórcio, do pedido de instalação de novos atendimentos que possibilitariam a abertura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com cinco leitos exclusivos para pacientes com a doença.
Além disso, o coordenador ainda menciona que a unidade não possui um número suficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que garanta a proteção de seus funcionários. O comunicado ainda lembra que o Santa Tereza atende uma região com 15 municípios circunvizinhos, o que compreende uma população de cerca de 400 mil habitantes, oferecendo serviços de saúde de média e alta complexidade.
A decisão irá perdurar até que as solicitações citadas sejam atendidas. Ao final do ofício, o coordenador médico do hospital ressaltou ainda que o foco da unidade é a “assistência em saúde de qualidade, e ainda com mais cuidado com a saúde de nossos funcionários”.
CONFIRA ABAIXO, O COMUNICADO:
Redação de Sertão em Pauta.