A secretária municipal de Saúde de Cícero Dantas, Paula Luísa, informou na manhã desta quarta-feira (18), que está suspensa por tempo indeterminado, a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães, em decorrência da pandemia da Covid-19, doença que já infectou 18 pessoas no estado da Bahia.
Cirurgias eletivas são aquelas que podem aguardar uma momento propício para serem feitas, e que portanto, podem ser programadas. A suspensão abrange tantos os procedimentos que eram feitos com os pacientes cicerodantesntes como com os de cidades vizinhas; desta forma, apenas os partos não serão interrompidos na unidade hospitalar.
O anúncio foi feito durante assembleia no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDCID), que discutiu medidas de prevenção ao Covid-19 no município. Na oportunidade, também foi comunicado que a partir desta quinta (19), as viagens para Aracaju ficarão restritas a pacientes que precisem de tratamento de hemodiálise e de câncer, e que os internados no hospital municipal passarão a ter direito a apenas um visitante por dia.
Além disso, a secretária Paula Luísa revelou que a partir da próxima segunda (23) um contato telefônico será disponibilizado à população local para que dúvidas possam retiradas por profissionais sobre a nova doença; ela ainda disse que já foram feitos pedidos de kits para a realização de coletas de nasofaringe – esses materiais colhem secreções das narinas e da parte posterior da faringe para detectar se o paciente está infectado por coronavírus.
COMITÊ GESTOR
No encontro no auditório do SINDCID, onde também estiveram presentes secretários municipais de outras pastas, como de educação, assistência social, agricultura e planejamento, vereadores e representantes dos servidores públicos, ficou definida a criação de um comitê gestor de combate ao Covid-19.
Inclusive, parte do grupo se reuniu ainda pela manhã para estudar políticas preventivas que envolvam a administração pública, jornada de trabalho dos servidores, estratégias de comunicação, efeitos econômicos e assistência social.
Esse grupo é formado pelos vereadores Abelardo Júnior e Jackson Almeida, pelo presidente do SINDCID, Ambrósio Gama, pelos secretários Felipe Castro (educação), Josefa Almeida (assistência social), Paula Luísa (saúde), por conselheiros tutelares, diretores de escolas, religiosos e membros da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Neste primeiro encontro, ficou deliberado que deve ser publicado um decreto oficializando providências nas áreas de educação e saúde (citadas acima), conforme apurou o Sertão em Pauta; em uma nova reunião, prevista ainda para essa semana deve se discutir como será reorganizada a jornada de trabalho dos funcionários públicos, que podem vir a ser obrigados a trabalhar de suas próprias residências, em casos específicos.
Redação de Sertão em Pauta.