Ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) no plenário da Câmara de Vereadores de Cícero Dantas (BA), a audiência pública de avaliação dos resultados das metas fiscais no terceiro quadrimestre de 2019, que corresponde ao período entre os meses de setembro e dezembro do ano passado.
A audiência comandada pelo secretário de Finanças do município, Francisco Diego e pela controladora Valdênia Santos contou com a presença de servidores das secretarias municipais e de funcionários da Câmara, que puderam acompanhar explanações sobre a gestão dos recursos financeiros de Cícero Dantas.
A audiência que funciona como uma espécie de prestação de contas da prefeitura à população, trouxe informações relativas às receitas arrecadas, despesas orçamentárias, aplicação de índices constitucionais, comportamento de receita e demonstração de investimentos nas áreas de educação, pessoal e saúde.
AVALIAÇÃO POSITIVA
O secretário Francisco Diego falou ao Sertão em Pauta sobre a avaliação que faz da gestão das contas públicas em 2019, que para ele pode ser classificado como “vitorioso”. “Ao longo do ano, a gente conseguiu conseguiu manter adimplente o pagamento dos servidores municipais, tanto dos efetivos como dos contratados, bem como os de limpeza pública. Então, a gente conseguiu honrar em tempo hábil os principais pagamentos para fazer o dinheiro circular na cidade. E isso é uma vitória muito grande porque a gente percebe que outros municípios estão passando por dificuldades muito grandes com atrasos salariais e reduções de direitos, enquanto a gente está na linha contrária”, analisou o gestor.
Apesar dos bons números, Francisco Diego pede que a população tenha maior interesse em acompanhar os números da gestão financeira do município: “Fizemos uma ampla divulgação no Diário Oficial do Município e da Câmara, e infelizmente ainda não está tendo essa adesão do público; fizemos também a divulgação por WhatsApp e Instagram, então falta sim também o interesse da população para acompanhar os resultados. Os slides da audiência pública vão ficar disponíveis nos diários oficiais da Câmara e da Prefeitura, por isso, peço que o pessoal acompanhe e baixe. Nossos índices de educação foram todos superados, batemos na média de quase 27% dos gastos dos recursos do município com educação, e a lei exige que se gaste 25%, e na saúde gastamos quase 17%, em um cenário no qual a lei pede 15%”.
MAIS DUAS EM 2020
À nossa reportagem, a controladora do município Valdênia Santos lembrou que uma nova audiência pública deve ocorrer em maio de 2020: “São três vezes ao longo do ano, o primeiro quadrimestre fazemos em maio, o segundo em setembro e o terceiro, até fevereiro do ano posterior; então, o público estando presente, pode verificar o andamento das metas do governo e dar a sua opinião.
Redação de Sertão em Pauta.