Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, na madrugada desta terça-feira (11) na cidade baiana de Santa Brígida, culminou com a localização de 50 mil pés de maconha e com a prisão de dois homens responsáveis pela produção e sócios no tráfico da droga.
Os trabalhos de diligência policial foram comandados pela delegada de Santa Brígida, Antônia Jane, que contou com o apoio de equipes da própria cidade, da Delegacia de Jeremoabo e de Paulo Afonso e da 18ª Coordenadora Regional de Polícia do Interior (18ª COORPIN).
Informados, a partir de investigações preliminares, de que havia uma grande plantação de maconha na Localidade do Baixo do Mocó, zona rural santa-brigidense, as forças de Segurança se dirigiram a essa área, onde além de encontrar o cultivo, puderam conferir uma estrutura ampla que contava também com sistema de irrigação com canos, mangueiras, poço artesiano e 2 motores/ bombas d’água, e até uma caminhonete utilizada no transporte de equipamentos e materiais para a plantação e distribuição do produto final.
Dois homens foram localizados na área de plantação; eles confirmaram à Polícia que era sócios no tráfico. Os agentes descobriram que um era natural da própria Santa Brígida e outro do município de Orocó, na região pernambucana do Vale do São Francisco. Além disso, foram localizados documentos de um terceiro indivíduo que não estava na fazenda no momento da ação.
Os dois elementos detidos foram autuados em flagrante e serão apresentados em audiência de custódia; já a plantação será destruída após passar por um processo de perícia, e os equipamentos apreendidos serão colocados à disposição do Judiciário.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da 18ª COORPIN.