O falecimento repentino de José Hércules Dantas de Carvalho, 71, ex-prefeito de Cícero Dantas (BA) mais conhecido como Herculaninho, causou grande comoção não só na população local, mas também entre várias lideranças políticas do município.
Vítima de um infarto por volta do meio-dia desta quarta-feira (04), Herculaninho acabou morrendo no hospital da cidade. Minutos após serem informados do ocorrido, políticos de diferentes grupos políticos fizeram questão de se dirigir ao local, para prestar apoio aos familiares.
Dentre os presentes, estava o vereador Jackson Almeida que falou ao Sertão em Pauta sobre o legado que Herculaninho deixará para a política cicerodantense. “Foi uma surpresa muito grande para todo mundo. Ele sempre foi uma pessoa muito bem-quista, transitava muito bem entre os grupos políticos, tinha amizade com todo mundo e não tinha indisposição com nenhum político, apesar de ter uma posição política bem definida. Tinha também uma bagagem política muito grande pois em relação ao funcionalismo público, foi um dos melhores prefeitos que passou por Cícero Dantas”, comentou o parlamentar.
Quem também se manifestou a respeito da morte de Herculaninho foi o vereador Nenê de Nedito, que destacou qualidades pessoais do ex-gestor da cidade. “Tive o imenso prazer de tê-lo como patrão. Herculaninho foi prefeito e eu funcionário do município, e tivemos um bom grau de amizade e de respeito; meu pai foi candidato a vereador e ele ajudou na eleição do meu pai. Era uma pessoa por quem eu tinha todo um carinho, um reconhecimento por sua personalidade e seu caráter, uma pessoa que era amigo de toda sociedade”, falou o vereador à Rádio Regional.
Por meio das redes sociais da Câmara Municipal, o presidente da casa legislativa, Abelardo Júnior, emitiu uma nota lamentando o falecimento: “Ao tempo que reconhecemos todo o seu empenho, dedicação e amor por nossa cidade, especialmente no período em que esteve à frente da gestão municipal entre 1993 e 1996, como também a sua contribuição como secretário de governo (municipal), de janeiro de 2017 a outubro de 2018, informamos que será decretado luto oficial de três dias, neste poder legislativo”.
Deputada estadual, Fátima Nunes, que inclusive reside no município se manifestou por meio da mesma forma. Através de seu Instagram ela disse que presta “toda minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas deste grande político para o município. Uma pessoa que prestou serviços à comunidade cicerodantense, também como secretário do município, entre 2017 e 2018. Que nosso bom Deus te receba de braços abertos e conforte o coração de todos que puderam conviver com este grande amigo. Descanse em paz!”.
A prefeitura de Cícero Dantas também publicou uma nota de pesar em decorrência da morte de Herculaninho, na qual também informa que será decretado um período de luto de três dias na cidade: “Nesse momento difícil e delicado, desejamos força e fé, para os seus amigos, familiares, e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse brilhante cidadão e grande político”.
Redação de Sertão em Pauta.