Um trabalho conjunto entre membros da Polícia Civil e da Polícia Militar do município de Canudos (BA) resultou no cumprimento do mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem mencionado em relatório do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade como autor de suposta violência física e psicológica contra a sua companheira, com quem possui um relacionamento há oito anos.
O mandado de prisão é oriundo do Juízo de Direito da Comarca de Uauá, município vizinho a Canudos. Para a tomada da decisão contrária ao indivíduo, o juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento levou em conta a representação criminal da Polícia Civil, com informações relativas aos maus-tratos. Segundo a peça policial, a cônjuge do suposto agressor teria chegado a ser proibida de sair de casa sem a sua companhia e que por conta das violência sofrida, ela desenvolveu um quadro depressivo.
Na sentença, o juiz ainda cita que existem suspeitas, por parte de autoridade policial, de que o acusado chegou a modificar por conta própria, uma medicação controlada tomada pela vítima, além de controlá-la emocionalmente, para que agisse conforme sua conveniência.
O suspeito, que possui uma filha de sete anos – fruto do relacionamento com a vítima – se encontra custodiado no Complexo Policial de Euclides da Cunha (BA), onde está à disposição da Justiça.
Redação de Sertão em Pauta, com informações da 21ª CIPM.