Acontece na manhã da próxima quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma audiência pública para debater a importância dos consórcios públicos intermunicipais no estado, sistemática política que tem sido casa vez mais adotada entre as gestões municipais baianas.
Autor da proposta da audiência, junto com o petista Osni Cardoso, o deputado estadual Zé Coca (PP) considera que este tipo de parceria “têm demonstrado bom nível de organização e grande mobilização política”, na Bahia, que segundo ele se destaca neste tipo de organização de entes públicos. “… a Bahia tem tido papel de destaque na utilização dos consórcios públicos, com excelentes resultados nas áreas da saúde, infraestrutura, e na regularização ambiental dos imóveis rurais”.
O parlamentar que foi o coordenador dos consórcios públicos no estado em 2018 e 2019 calcula que esse tipo de iniciativa tem registrado resultados positivos, especialmente na área da saúde, com a instalação de policlínicas regionais, e no setor de infraestrutura, com ações voltadas para conservação de rodovias, construção de barragens e açudes.
No território do Semiárido Nordeste II, o Coisan (Consórcio Público Interfederativo de Saúde Nordeste II) e o Cisan (Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II) são responsáveis por integrar os municípios da região e buscar investimentos e apoio financeiro.
Para o evento desta quarta, que acontece no Auditório Jornalista Jorge Calmon, a partir das 9h, também foi convidada a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Redação de Sertão em Pauta, com informações da Agência – Alba.