Primeira Feira Literária de Canudos acontece a partir desta quinta (21)

Feira irá reunir intelectuais de todo o país e trará diversos atrativos culturais à população da região
feira literária em canudos
Reprodução / Flican
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Tem início na próxima quinta-feira (21) a primeira edição da Feira Literária de Canudos – BA (Flican), que busca rememorar a história da Guerra de Canudos, a partir de exposições, espetáculos teatrais, filmes e de outras apresentações artísticas e culturais, além de homenagear o escritor Euclides da Cunha e o religioso Antônio Conselheiro, personagens centrais na narrativa deste que é um dos momentos mais marcantes da história do sertão nordestino.

O evento terá duração até o domingo (24) e durante os quatro dias, o público presente na Flican, que irá ocorrer em diferentes espaços da cidade, poderá contemplar três exposições, que estarão abertas das 8h às 22h. Uma delas acontece no Espaço José Calasans e trará um amplo acervo de fotografias, gravuras e de materiais alusivos à Guerra de Canudos, como armas e artigos religiosos.

Já o Pavilhão Central do Campus Avançado da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) recebe a exposição Belo Monte/Canudos: A terceira margem, com obras do artista plástico de Vitória da Conquista, Silvio Jessé, cujo trabalho é reconhecido na Itália e França. A terceira exposição ocorre no jardim da Praça João de Régis, onde serão expostas espécies vegetais citadas por Euclides da Cunha, no livro ‘Os Sertões’.

Também durante os quatro dias do evento os visitantes terão acesso a exibição de filmes sobre o acontecimento da Guerra de Canudos e seus personagens, livrarias, oficina de audiovisual, robótica e de produção de mídias.

DIFERENTES ATRAÇÕES PARA CADA DIA

Além disso, acontecerão algumas apresentações em dias específicos do evento, como no dia 21, quando será realizado um desfile literário (às 16h) na saída Concha Acústica e o Concerto musical D’Os Sertões & Outras Terras (às 22h). Já na sexta (22), diversos estudiosos de diferentes partes do país estarão envolvidos em discussões sobre Canudos e o Sertão em mesas de conversa, no Espaço Edivaldo Boaventura; e a apresentação teatral ‘A Guerra de Canudos’ acontece a partir das 19h no Memorial Antônio Conselheiro.

Por sua vez, no sábado (23) novas mesas de conversa debaterão temas relativos a história e literatura, e o espetáculo ‘O Arraial do Conselheiro (relatos históricos da Guerra de Canudos)’, com direção de Manuela Matias, no dia 23, às 20h, acontece na Tenda Cultural II.

No último dia da Feira, domingo (24), os interessados em conhecer um ainda mais sobre a cidade e sobre o episódio da Guerra de Canudos terão a oportunidade de fazer uma visita guiada a pontos históricos e culturais, como o Parque Estadual de Canudos e o Mirante do Conselheiro, a partir das 7h.

A Flican é realizada pela Uneb em parceria com a Prefeitura de Canudos, e as secretarias de Cultura e de Educação e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia.

Clique aqui, para conferir todos os detalhes a respeito sobre o evento.

Redação de Sertão em Pauta, com informações de Ascom/Flican.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS