O Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) será palco na manha desta terça-feira (05), da audiência pública “Novembro Negro: todas as Leis contra o racismo” em que diversas autoridades e representantes de movimentos sociais debaterão formas de inibir e punir manifestações racistas no estado.
O encontro, que acontece a partir das 9h, será comandado pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade da Alba e contará com a presença de Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi); de Dandara Pinheiro, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil; além de Bira Corôa, superintendente parlamentar.
Para Fátima Nunes, a iniciativa marca o início das atividades voltadas a dar maior visibilidade ao momento negro, durante o mês de novembro. “Teremos (neste mês) na Casa audiências, sessões, com o objetivo em promover debates pela manutenção dos direitos já conquistados. Os 40 anos da Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara também estará entre os assuntos da nossa audiência, bem como a os 30 anos da Lei Caó”, declarou a parlamentar.
Já no último dia 30 de outubro, o Governo da Bahia, em parceria com a Sepromi, lançou a campanha ‘Todas as Vozes contra o Racismo. Todas as Leis contra os Racistas’, que visa estimular a reflexão sobre manifestações de discriminação racial (clique aqui para saber mais sobre). A iniciativa também oferece um contato telefônico ( 71 3117 7448), onde denúncias de crimes de racismo podem ser feitas.
Redação de Sertão em Pauta, com informações de Jairo Gonçalves/Secom-BA.