Na sessão da última terça-feira (29), o presidente da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), Abelardo Júnior (PSL), aproveitou a presença do secretário de educação Felipe Castro, para pedir um acréscimo salarial aos diretores de escolas da rede municipal que não atuam sob o regime efetivo.
32% dos cargos comissionados em direções escolares são ocupados por servidores que não prestaram concurso público, e de acordo com o parlamentar, um aumento salarial para estes profissionais não traria grandes despesas à administração. “Eu queria pedir aqui à Vossa Excelência (o secretário de educação) para olhar um pouquinho mais para esses diretores que são contratados, pois fiquei sabendo que eles recebem muito abaixo dos efetivos, já que estes dobram as sua carga horária. Não vai gerar muito ônus”, solicitou Abelardo.
Ainda durante a sessão, o secretário Felipe sinalizou estar aberto ao pedido, concordando que a remuneração do diretores contratados é baixa. Ele deve fazer até o início do próximo ano um estudo de viabilidade financeira para buscar o aumento salarial dos profissionais, que hoje recebem R$ 1.500,00 ao mês.
APROVAÇÃO DE MOÇÕES
Na noite da terça, foram aprovadas ainda três moções pela Câmara de Cícero Dantas. Uma de pesar, por conta do falecimento de Jailton Cícero da Silva, mais conhecido como “Sanfoneiro”, que atuava como locutor na região e acabou sendo vitimado, em uma colisão na BA-220, no último domingo (27). Já as outras duas foram de aplausos e direcionadas ao SINDCID e à Secretaria de Educação por confraternizações realizadas nos últimos dias; os seus autores foram os vereadores Jackson Almeida (MDB) e Abelardo Júnior, respectivamente.
Redação de Sertão em Pauta.