Em sessão nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), o vereador da oposição Nenê de Nedito (PRB), em discurso feito na tribuna, afirmou que a Associação de Coleta Seletiva e Catadores de Materiais Recicláveis do estado da Bahia (Ascoseba) não irá atuar mais em Cícero Dantas, o que também chegou a ser objeto de comentários em redes sociais, nos últimos dias.
De acordo com o vereador, ao saber que uma nova associação de coleta de lixo estaria sendo formada no município de Cícero Dantas, o diretor da Ascoseba, Jorge Adriano já teria retirado algumas máquinas de operação, o que para Nenê, indica a futura saída da associação da cidade. “Nas caladas da madrugada, montaram uma associação, a Associação de Reciclagem de Catadores de Lixo de Cícero Dantas, que vocês vão ver já já, nas ruas, as fardas, para não me chamarem de mentiroso. E aí, pegaram um representante da Ascoseba, mandaram pra Juazeiro, onde passou 15 dias tomando um curso de reciclagem para se preparar, mas nesse curso havia uma pessoa que conhecia Adriano e ligou para ele informando que um pessoal de uma associação de Cícero Dantas fazendo um curso, e dizendo para que ele tomasse cuidado, pois iam lhe passar uma rasteira”.
Ainda segundo o vereador Nenê, após receber o pagamento da prefeitura no último dia 10, o diretor Jorge Adriano recolheu algumas máquinas utilizadas nos serviços da Ascoseba e se retirou da cidade. “Pegou um caminhãozinho pequeno, duas caçambas e uma máquina imprensadora de papelão, que pertencia à associação, e desceu ladeira abaixo”, relatou o parlamentar, que também lembrou que os funcionários Ascoseba ainda não receberam seu salário neste mês.
Para comentar a fala do parlamentar, e emitir a sua versão a respeito do fato, o Sertão em Pauta entrou em contato com Leila Alves, coordenadora da Ascoseba em Cícero Dantas. Ela contesta as explanações de Nenê de Nedito e afirma que os serviços da associação continuam a ser prestados normalmente: “Isso não procede, acredito que seja intriga da oposição. Ele especulou isso, não sei de onde surgiram essas coisas que ele falou. Na verdade, o que aconteceu foi que uma prensa que está com defeito foi levada para Feira de Santana, pois o rapaz que poderia consertá-la aqui, fez uma cirurgia recentemente e não podia fazer o serviço, mas nós continuamos trabalhando nas ruas da cidade”.
Questionada sobre a questão salarial, Leila disse que a associação não passou da data limite para o pagamento dos funcionários e que o mesmo será feito até esta sexta-feira (18). “De hoje pra amanhã o pagamento será efetuado”, ressaltou a coordenadora.
O Sertão em Pauta também contatou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cícero Dantas, que disse não ter recebido informações relacionadas a uma suposto interrupção dos serviços pela Ascoseba, e destacou que em entrevista na última terça (15) para a Rádio Buqueirão, o prefeito Ricardo Almeida (PP) negou a veracidade dos comentários veiculados na internet.
Redação de Sertão em Pauta.