Durante a sessão desta terça-feira (01), na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), o vereador Nenê de Nedito (PRB), que é líder da oposição na casa, apresentou um vídeo (confira ao final da matéria), a partir do qual, denunciou a subtração de telhas, que de acordo com ele, seriam da obra do Centro de abastecimento da cidade.
No vídeo de cerca de três minutos e meio, filmado pelo próprio vereador e exibido na tela de projeção do plenário do legislativo, um caminhão de cor amarela aparece saindo das proximidades do Centro de Abastecimento, carregado de telhas em direção à saída da cidade, e posteriormente, à BR-110.
Em seu discurso na tribuna, o vereador afirmou que chegou a obter informações extraoficiais sobre o destino das telhas e que irá apresentar o fato ao promotor de Justiça Gildásio Rizério, da 2ª Promotoria da Comarca local.
“Eu tenho a placa do veículo que levou e conhecimento extraoficial, que um senhor por nome de ‘Sidão’, segundo informações é o encarregado ou engenheiro da obra do Centro de Abastecimento levou para cobrir um galpão em uma fazenda em Ribeira do Pombal”, declarou Nenê de Nedito, que também disse acreditar que o prefeito Ricardo Almeida (PP) tem conhecimento do caso: “Ele tem conhecimento. O caminhão parou em frente à pousada da família dele e os carregadores desceram e foram pra lá conversar com alguém, o caminhão seguiu só com o motorista”.
Em seu discurso, o vereador ainda salientou que essa não é a primeira vez que partes do patrimônio público do município são subtraídas. “A gente tem se deparado, aqui no município com alguns arrastões. Tivemos um arrastão de levar pneu e painel de ônibus, de levar bomba injetora de ônibus, peças de trator, de máquinas, um monte de coisas”, disse Nenê.
FORMAÇÃO DE COMISSÃO
Diante da denúncia do vereador, e da explanação da recorrência de fatos semelhantes, o presidente da casa, Abelardo Júnior (PSL), e os demais parlamentares concordaram em criar uma comissão especial, que irá fiscalizar a situação de obras em andamento no município e investigar possíveis roubos de materiais. Todos os onze vereadores presentes manifestaram interesse em participar dos trabalhos que devem ser inciados na próxima semana.
POSICIONAMENTO DA PREFEITURA
O Sertão em Pauta entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cícero Dantas, para saber o seu posicionamento a respeito do fato, e obteve a seguinte resposta: “Até momento não tivemos ciência desse vídeo e tão pouco de qualquer denúncia formal. Irei consultar o setor jurídico para verificar se isso faz algum sentido, ou se apenas não passa de ilações sem fundamento do vereador José Erismar (Nenê)”.
Confira a seguir, o vídeo exibido pelo vereador durante a sessão:
Redação de Sertão em Pauta.