Neste sábado, além da inauguração da nova secretaria municipal de Saúde e da praça pública João Ireno de Santana, a população de Ribeira do Pombal que marcou presença na cerimônia, pôde presenciar também a entrega de uma moderna ambulância semi-UTI, que estará disponível a moradores de 15 municípios do Semiárido Nordeste II.
O envio do veículo à região é decorrente de um pedido do Consórcio Público Interfederativo de Saúde Nordeste II (COISAN), que foi atendido por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Fátima Nunes (PT).
A parlamentar esteve em Pombal neste sábado e falou ao Sertão em Pauta, sobre a significância do veículo para a realização atendimentos de maior complexidade: “A cidade de Ribeira do Pombal é a sede do consórcio, onde está o Hospital Geral Santa Tereza, e o prefeito Ricardo Maia, o presidente. Além disso, nesta cidade tenho vários companheiros que estão na luta por direitos da população. E Então, ter um equipamento como esse é importante pois sabemos que às vezes surgem doenças de alta complexidade, o que implica na transferência para outras cidades, onde há um hospital maior do que o nosso aqui”.
A deputada fez questão de ressaltar ainda que outros investimentos em saúde já estão previstos para a cidade de Ribeira do Pombal e toda a região. “Nós aqui vamos receber a policlínica e muitas outras instalações que antes não havia, foram implantadas como as UTIs; antes do Governo Wagner, não tinha UTI aqui e agora temos nove, com o pensamento de ampliar para mais umas três ou quatro”, lembrou Fátima Nunes.
O Sertão em Pauta apurou que a semi-UTI entregue neste sábado deverá receber novos equipamentos derivados de recursos financeiros do COISAN, e com isso se tornará uma ambulância do tipo UTI.
Redação de Sertão em Pauta.