A partir desta quinta-feira (29), integrantes do SINDCID (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cícero Dantas – BA) realizarão uma série de visitas em repartições públicas locais, com o intuito de fiscalizar as condições dos locais de trabalhos, ouvir as demandas dos funcionários públicos e de elaborar um relatório com orientações, posteriormente, será encaminhado ao poder executivo municipal.
A iniciativa faz parte do Projeto ‘Sindicato na Base’ e está sendo trazido para a cidade por Edney Souza, também conhecido como Che do Sertão, e que é vice-presidente na Bahia da CSPM (Confederação dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais) e presidente do SINDSPUCAN (Sindicato dos Servidores Públicos de Canudos).
Edney que também acompanhará as visitas do SINDCID comenta sobre a importância deste tipo de ação, que segundo ele, não tem o objetivo de fazer denúncias contra a administração pública, mas de encaminhar orientações na busca de soluções para problemas: “O projeto é muito importante, pois leva os diretores do sindicato a visitarem os locais de trabalho e setores administrativos pertencentes ao município não com o intuito de fazer denúncias, mas sim de apontas as fragilidades e potencialidades do espaço”.
O sindicalista também aponta que as visitas são fundamentais para esclarecer os servidores sobre a preservação da saúde e a segurança no ambiente de trabalho. “Para você ter ideia, em fiscalizações que fizemos em algumas prefeituras, haviam mangueiras que são instaladas em bujões datadas de 2002 e fogões que quando acendidos levantavam labaredas, e aí o servidor com medo de uma perseguição não reclamava. Mas, imagine então, qual será a postura das prefeituras, se o sindicato comunicar que vai passar a realizar visitas?”, coloca Edney.
MOMENTO DE REFLEXÃO
Questionado pelo Sertão em Pauta sobre se a implantação do projeto seria uma espécie de estratégia para destacar a importância dos sindicatos perante os servidores, em um momento de políticas governamentais que fragilizaram suas estruturas, Edney afirma que estes empecilhos geram uma oportunidade para reaproximar os sindicatos de seus associados.
“Eu deixo aqui uma reflexão para os dirigentes sindicais: uma mal não é para toda a vida, mas ele serve para que possamos refletir e percebermos que muitos de nós deixamos a desejar para com os nossos servidores. Com o fim da contribuição sindical compulsória, você só vai se sentir bem em pagar a um sindicato, se ver que ele é atuante e busca o melhor para a sua categoria”, analisa Edney Santos.
Os relatórios elaborados pelo SINDCID serão direcionados à prefeitura após o fim de todas as visitas do projeto e em um primeiro momento, como ressaltou Edney, não terão caráter de denúncia. No entanto, conforme apurou o Sertão em Pauta, caso as orientações e demandas referentes às condições de trabalho dos servidores não sejam atendidas, elas poderão se transformar em processos judiciais, a depender da gravidade do caso.