Por meio de nota publicada pela Assessoria de Comunicação, o Governo da Bahia admitiu que a Barragem do Riacho Lagoa Grande, em Pedro Alexandre, no nordeste do estado, se rompeu, levando ao forte avanço das águas que alagaram parte dos municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.
Na noite desta quinta (11), o governo chegou a afirmar que havia ocorrido somente o transbordamento das águas da barragem, por conta da intensidade das chuvas, e não o rompimento da estrutura, como já informavam autoridades locais e a ANA (Agência Nacional de Águas).
A nova avaliação se dá após uma vistoria que foi feita por meio de técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros. “O Governo do Estado esclarece que, inicialmente, houve o transbordamento da barragem, com rachadura nas laterais. No entanto, a pressão da água acabou provocando rompimento parcial do equipamento”, comunicou a assessoria de comunicação.
Uma nova vistoria deve ser feita nas próximas horas, com o objetivo de verificar a extensão dos danos e a condição de barragens vizinhas.