O rompimento da barragem do Distrito Quati, no final da manhã desta quinta-feira (11), no município de Pedro Alexandre (BA), deixou algumas famílias da localidade ilhadas, além de ter inundado trecho da BR-235, que liga o nordeste baiano à Aracaju (SE); e deixado a população de Coronel João Sá, cidade vizinha em condição de alerta.
O transbordamento da água da barragem se deu por conta das fortes e contínuas chuvas que têm acometido a região Rio do Peixe e que provocaram o rompimento da estrutura. Apesar de até o momento não terem sido registradas vítimas feridas por conta do transbordamento da barragem, segundo a Defesa do Estado da Bahia, o incidente obrigou a população do município de Coronel João Sá a tomarem providências no intuito de se protegerem contra um possível avanço das águas.
Em suas redes sociais, o prefeito da cidade, Carlinhos Sobral, publicou um vídeo no qual destaca que a situação é atípica, e portanto, merece atenção da população local: “É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem, então, nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram nas áreas de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar.”
As áreas de Coronel João Sá que podem vir a ser afetadas são as seguintes: Ruas Bonfim, José Antônio dos Santos, Beira Rio, Santo Antônio, Galo e Barroquinha. Para a comunidade que reside nestas localidades e às margens do Rio do Peixe, a prefeitura recomenda que busquem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que se dirijam aos colégios Municipal, Maria Dalva, Rui Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil, que estão servindo de abrigo.
Confira um vídeo que mostra como o avanço das águas atingiu as proximidades de Coronel João Sá :