Audiência Pública do TRE em Cícero Dantas apresenta detalhes da logística para o recadastramento biométrico

Evento contou com representantes de sete cidades da região, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o processo de revisão biométrica
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A Câmara Municipal de Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, foi palco na manhã desta terça-feira (18), de uma audiência pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que apresentou detalhes
nova logística para a revisão biométrica extraordinária nas cidades de Antas, Cícero Dantas, Fátima, Jeremoabo, Novo Triunfo, Pedro Alexandre e Sítio do Quinto, pertencentes às 51ª e 82ª zonas eleitorais.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas dos sete municípios como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais além de funcionários e representantes do TRE-BA e de juízes eleitorais.

Presidindo a audiência pública, o juiz substituto do TRE-BA Eduardo Barreto, que representou presidente do tribunal Jatahy Júnior, falou sobre a importância da atualização do cadastro eleitoral por meio da biometria. “Nós já tivemos 70% do eleitorado (da Bahia) biometrizado, mas ainda faltam 30%, e esse percentual é justamente dos municípios menores. Temos municípios que apenas 20% do eleitorado está biometrizado e isso pode causar um grande prejuízo quanto à realização das eleições municipais, porque esses títulos serão cancelados e esses eleitores não poderão exercer o direito de escolherem seus representantes.”, explicou Eduardo Barreto, destacando que essa é uma situação mais comuns nas áreas rurais.

Para impedir que isso ocorra, o juiz substituto defende o apoio conjunto de organizações e entidades da sociedade civil no intuito de contribuir para que toda a população tenha acesso ao recadastramento eleitoral. “É preciso que haja um empenho de todos da comunidade e que tenham condição de ajudar como os sindicatos, maçonaria, representantes, conselhos de classe para realizar a biometria”, completou.

Após a exposição do juiz Eduardo Barreto, foi dada a palavra ao público presente nas galerias da Câmara para a realização de perguntas e comentários relativos, em sua maioria, a questões burocráticas e de logística que foram respondidos tanto pelo magistrado substituto como por outros representantes da Justiça Eleitoral.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS