Integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia estiveram nesta segunda-feira (10) visitando a Barragem de Cariacá, situada na cidade de Monte Santo, no Nordeste do estado, a pedido do deputado estadual Laerte do Vando (PSC), natural do município e ex-vereador do mesmo por dois mandatos.
Apesar de não ser mencionada no Relatório de Segurança de Barragens – RSB de 2017, coordenado pela Agência Nacional de Águas – ANA – a CEST/BA (Coordenadoria Estadual do DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra a Seca – na Bahia) já havia reconhecido a necessidade de reparos estruturais no reservatório, e inclusive, o chefe do serviço técnico do Dnocs na Bahia Raimundo Goethe, afirmou em relatório, que a anomalia registrada na barragem “não compromete de imediato a segurança, mas, caso venha a progredir, pode comprometê-la, devendo ser controlada, monitorada ou reparada”.
Durante a visita da comissão, presidida por José de Arimateia (PRB), o engenheiro agrônomo e assessor técnico do grupo parlamentar Eduardo Macário confirmou o risco de erosão da estrutura, que pode atingir a população que reside próximo ao reservatório. “Não vi risco iminente, mas a ausência de manutenção é preocupante” indicou o profissional durante a vistoria.
Como o Dnocs já alegou não ter recursos para a realização de reparos estruturais na barragem de Monte Santo, o presidente da comissão de Meio Ambiente José de Arimateia sugeriu que sejam buscadas emendas parlamentares no âmbito federal. “Tenho esperança que essa obra saia o quanto antes, pois o que estava retardando a obra de recuperação da Barragem de Cariacá era a espera pelos técnicos do Dnocs de Fortaleza, responsáveis pela atualização do preço do projeto”, comentou o deputado.
Uma comitiva de técnicos do Dnocs, aliás, deve visitar o local nesta terça-feira (11), para examinar o estado do reservatório.
O deputado estadual Laerte do Vando, para quem a reestruturação da barragem vai representar um alívio para a população local, se mostrou satisfeito com a visita da comissão da Alba. “Marcamos essa reunião com a Comissão de Meio Ambiente no intuito de acelerar a vinda dos técnicos do Dnocs de Fortaleza, mas eu e o prefeito Vando já tínhamos levado a demanda ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canutto, e estávamos aguardando uma resposta. Temos a esperança que essa obra sairá o quanto antes, porque o povo já não aguenta mais esperar”, declarou o deputado, em companhia de vereadores e do prefeito da cidade, Vando, que também é seu pai.