A licitação referente ao plano de reorganização do trânsito de parte do Centro de Cícero Dantas (BA) deve ser lançada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) até a próxima semana. A afirmação é do secretário municipal de Segurança Pública Manoel Messias, que conversou com a reportagem do Sertão em Pauta, nesta quinta (06).
O plano irá contemplar trechos circundantes da rotatória que liga a Avenida Antônio Carlos Magalhães à Avenida Bom Conselho, toda a extensão desta segunda avenida até o início do calçadão e parte da Rua Dr. Orlando Teixeira com a implantação da sinalização horizontal e vertical.
De acordo com o secretário Manoel Messias, serão instaladas 100 placas de sinalização ao longo dos trechos viários compreendidos no projeto, além de demarcações de estacionamento para automóveis e motocicletas, de espaços reservados aos carros de lotação e a mototaxistas e também para veículos de carga, que costumam parar na Avenida Bom Conselho, para o descarregamento de produtos encomendados pelos estabelecimentos comerciais.
Além disso, está prevista no plano a colocação de tachões refletivos que contribuirão para a redução da velocidade em alguns pontos da Avenida Bom Conselho e o trabalho fiscalizatório da Guarda Civil Municipal – GCM – com o intuito de orientar transeuntes e condutores e coibir infrações, inicialmente com advertências e em caso de reincidência com penas mais graves como aplicação de multas ou apreensão de veículos.
“O gargalo maior e prioritário que nós temos hoje são esses, é tanto que se você fizer fizer uma pesquisa na via hoje, monitorando ela, você percebe que é nesses pontos, que se tem um gargalo. Nos horários de pico, por exemplo, se nota que não dá para a passagem de dois caminhões, e em todos esses locais estratégicos vão ser readequados nesse projeto”, comenta o secretário ao se referir às vias que estarão compreendidas no plano de trânsito, elaborado conjuntamente pela GCM e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).
Confira a seguir, fotos do desenho do projeto (em sequência), obtidas pela reportagem do Sertão em Pauta com o secretário Manoel Messias: