Cadastro Rural: saiba qual a importância do documento e como obtê-lo gratuitamente em Cícero Dantas

Estão disponíveis para o município, quinhentos cadastros rurais. que devem ser feitos para evitar problemas na hora de obtenção de benefícios ou empréstimos
Paulo Henrique Leopoldo
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Os agricultores familiares de Cícero Dantas, no Nordeste Baiano, já podem comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) para realizarem a primeira etapa do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento que tem como objetivo auxiliar o estado brasileiro no trabalho de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

O processo do cadastramento é obrigatório e em Cícero Dantas é gratuito para produtores com terras de até 4 módulos fiscais que equivalem a cerca de 120 hectares. Agricultores com propriedades de extensão superior devem procurar técnicos particulares para realizaram o procedimento.

Estão disponíveis para o município quinhentos cadastros rurais, e os pré-cadastros devem ser feitos na SEMMA, que está fornecendo o serviço a partir do apoio da prefeitura, do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e de duas empresas privadas que farão o trabalho de georreferencimanto nas propriedades após a conclusão do pré-cadastro.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cícero Dantas Manoel Messias, o CAR é importante não só para os agricultores como também para a preservação da vegetação das propriedades rurais. “O cadastro traz a regularização ambiental das propriedades, quanto aos seus passivos. Nós temos a questão das áreas de preservação permanente, áreas de uso restrito e a reserva legal; então cada propriedade rural tem o seu passivo. Hoje, o produtor rural deve deixar de 20% de mata nativa para ser a sua reserva legal e quando nessa propriedade, passa um rio ou riacho é obrigatório que você deixe a Área de Proteção Permanente, que é a mata ciliar dos rios, para a preservação daquele espaço. E no caso do uso restrito, que é quando você pode fazer uma rede sustentável, mas não pode desmatar”, explica o secretário.

Manoel Messias também alerta que a não realização do cadastro implica na inviabilização de acesso a programas de apoio ao agricultor ou empréstimos bancários. “O produtor que não fizer terá dificuldade com a regularização de terras, além não conseguir benefícios do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), porque hoje até pra pegar um préstimo no banco para um projeto que vise a melhoria da sua propriedade … o primeiro documento que é solicitado é o CAR, e se ele não o tem, não consegue”, detalha o gestor da pasta de meio ambiente.

Cícero Dantas tem hoje 2.300 propriedades regularizadas. Para realizar o pré-cadastro na SEMMA, é necessário que o agricultor compareça ao local, que fica em frente ao hospital da cidade, com o documento da propriedade, RG, CPF e comprovante de residência. O Imposto Territorial Rural – ITR – e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR – também podem ser apresentados, mas não são obrigatórios. As visitas dos técnicos para a realização do georreferenciamento passarão a ser realizadas quando houver um número razoável de pré-cadastros registrados na secretaria.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS