Uma das mais destacadas lideranças políticas do Nordeste Baiano e organizadora do protesto contra a Reforma da Previdência junto a algumas entidades sociais, que aconteceu na manhã deste sábado (25), em Cícero Dantas (BA), a deputada estadual pelo PT Fátima Nunes classificou a manifestação como proveitosa e afirmou ao nosso site, que são atos como o de hoje que convencem os parlamentares federais a se posicionarem contra o projeto do Governo Federal.
Para Fátima Nunes, os políticos votarem pela aprovação da reforma, serão alvos de rejeição da maioria da população brasileira, que segundo ela, será bastante prejudicada. “Esse governo vai ser derrotado, porque os deputados federais estão vendo que se eles votarem a favor da reforma, eles não voltarão para o Congresso Nacional, pois o povo está dizendo ‘não’ a essa proposta”, afirmou a parlamentar estadual.
De acordo com a deputada, a reforma terá um impacto negativo na economia das cidades do Nordeste Baiano. “Vou fazer o cálculo só de um exemplo; uma mulher recebe por ano, quando aposentada, um valor próximo a 12 anos … se o tempo de aposentadoria dela vai ser prorrogado para sete anos, então são 12 mil reais que deixam de entrar ao ano, no município, então é um dinheiro que deixa de circular na localidade, porque as pessoas não estarão aposentadas”, comenta Fátima Nunes, que completa dizendo que “a receita derivada hoje do FPM, em muitos municípios é menor que o montante financeiro de todos os aposentados, então isso significa uma quebra financeira de grande impacto”.
O evento político deste sábado também contou com a presença de diversos políticos da região e de toda a Bahia, a exemplo de prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, secretários e deputados federais.
O prefeito de Cícero Dantas Ricardo Almeida (PP) foi uma das autoridades que prestigiou o ato e se posiciona contrário à reforma proposta pelo Governo Bolsonaro. “A reforma da previdência, da maneira que está sendo colocada, prejudica de maneira significativa a massa pobre do país. Infelizmente, ela precisa ser revista, de forma urgente, antes que seja votada”, declarou o pepista, que afirmou também que boa parte da bancada de deputados federais de seu partido vai votar contra a reforma.
O vereador do PT de Cícero Dantas Zé Domingos também se fez presente no ato e comentou que os mais prejudicados com a possível aprovação da reforma serão os agricultores. “Essas são as pessoas mais prejudicadas, que já possuem problemas, e recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para comprar remédios, e com essa reforma, está prevista uma redução nesse benefício em mais de 50%, então, a gente, como representante do povo precisa esclarecer isso a ele, e o protesto é uma forma de chamar a atenção da população para os seus possíveis prejuízos”.