Os prefeitos de Antas e Heliópolis, Sidonio Nilo e Ildinho, respectivamente, foram convidados pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a comparecerem na próxima semana a reunião na casa parlamentar, para discutirem pontos que foram retirados dos projetos aprovados recentemente, e que redefiniram os limites territoriais de 103 municípios do estado.
Pontos referentes a esses dois municípios foram retirados de discussão antes, por supostamente causarem prejuízos a ambos. A questão precisa ser discutida o mais breve possível, sob pena das cidades terem o orçamento derivado do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – definido pelo tamanho populacional – comprometido.
“Semana que vem, a gente vai garantir o debate de Heliópolis, Antas e seus limites, para poder fechar essas poligonais. Essas cidades foram tiradas de um dos projetos votados alguns dias atrás, e a gente está retomando. No fundo, foram retiradas por falta de conhecimento. Então, estamos priorizando o debate destas duas cidades e esperamos que até quarta-feira a gente feche questão”, declarou o deputado estadual Osni Cardoso (PT), que é presidente da comissão.
Ainda segundo o deputado, a comissão especial decidiu realizar audiências públicas nos municípios envolvidos na discussão. “A grande ideia nossa é mostrar para a população que não há prejuízo a nenhum dos municípios, para que a opinião da sociedade nos favoreça e nos assessore do ponto de vista da tomada da decisão”, explicou.
Outras cidades do Nordeste Baiano que ainda estão inseridas nas pautas de discussão são Adustina, Fátima, Jeremoabo e Sítio do Quinto.