A partir da próxima semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cícero Dantas (BA) passará a promover a Ronda Maria da Penha, em uma iniciativa que contará com o apoio da Polícia Militar (PM), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA), do Conselho de Segurança Pública de Cícero Dantas (CONSEG-CD) e da Secretaria de Segurança Pública Municipal (SSPM).
A ação acontecerá com frequência semanal, em dias aleatórios, que não sertão divulgados previamente, para não comprometer a eficiência da operação. Na primeira operação da ronda, na próxima semana, o trabalho inclusive, será feito junto com a PM, mas nas semanas seguintes, a Guarda Municipal será acompanhada de um representante do CONSEG e um dos Direitos Humanos.
Com a ronda, serão realizadas visitas nas casas das mulheres que solicitaram medida protetiva, com o objetivo de promover o acompanhamento constante da vítima. A Guarda Municipal terá também um registro dos casos de medida protetiva solicitada e encaminhará as pessoas enquadradas nesse caso para o CREAS, que deverá desenvolver um trabalho de apoio psicológicos, junto a elas.
Caso venham a ser feitas denúncias em dias nos quais a Ronda Maria da Penha não opere, a PM se direcionará às casas das vítimas, acompanhada da Guarda Municipal, que dará suporte na ação.