Centro educacional para pessoas especiais será inaugurado em Cícero Dantas, na próxima segunda (13)

Local vai atender portadores de síndrome de down, de autistas e de deficientes visuais e auditivos cicerodantenses e de outros municípios da região
Sertão em Pauta
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h, será inaugurado em Cícero Dantas, Centro de Referência para o Atendimento Educacional Especializado, voltado ao público infanto-juvenil portador de deficiências de ordem física ou intelectual.

O espaço que leva o nome da Professora Carmelita dos Santos Menezes, irá substituir a sala multifuncional, vinculada à Escola Municipal Raimunda Neves Aguiar, onde a assistência ao público especial vem sendo realizada nos últimos anos, e que teve como uma das fundadoras a mestre que será homenageada com o nome na nova instalação.

O local deve aprimorar e ampliar as formas de atendimento a crianças e jovens consideradas especiais, com o objetivo de desenvolver neles habilidades sociais e cognitivas que assegurem a sua adequada inserção na sociedade, e por conseguinte, os direcionem para desfrutar de uma vida com bem estar, saúde e capacidade profissional.

Corredor que interliga entrada do Centro de Referência ao espaço de recreação – Sertão em Pauta

De acordo com o secretário municipal de Educação Felipe Castro, a ideia de transferir o atendimento para um local maior já surtiu o efeito com um número de matrículas bastante acima do número de estudantes da antiga sala multifuncional. “Atualmente, já temos 86 alunos matriculados no centro, enquanto na antiga sala tínhamos 52. Eu acredito que essa será a marca de gestão municipal no campo da educação, acredito que o Centro Professora Carmelita, que irá atender pessoas com necessidades educacionais especiais e seus pares, será um divisor de águas na nossa história. Ele vai ser um espaço, onde a gente vai tratar do que é diferente e vai acolher aquele que, historicamente, pela sociedade”, comentou o secretário Felipe.

Refeitório da unidade – Sertão em Pauta

O local terá instalações voltadas para a alocação de profissionais que trabalharão nos turnos da manhã e da tarde e estarão disponíveis para o atendimento das demandas dos estudantes, que também são de outras cidades da região como Adustina, Fátima e Heliópolis.

Ao todo, o espaço terá dois profissionais de psicopedagogia, e um de assistência social, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia, além de um educador físico, coordenador pedagógico e de diretora, que estarão à disposição das demandas específicas de estudantes portadores de síndrome de down, de autistas e de deficientes visuais e auditivos, que estarão separados por salas.

Uma das salas dos estudantes – Sertão em Pauta

A estrutura do Centro de Referência conta ainda com um espaço de recreação, refeitório e salas particulares para os profissionais especializados, que realizarão tanto o atendimento clínico, ajudando os pais a cuidarem das crianças, como o atendimento pedagógico, feito somente, a partir dos sete anos de idade, e caso a criança esteja matriculada também em uma escola convencional, seja ela particular ou pública.

A ideia é que as habilidades apreendidas no centro educacional pelas crianças e jovens possam ser aplicadas na escola convencional, com a absorção dos conteúdos transmitidos pelos professores e a convivências com os colegas da escola. Para isso, ele deverá ter as atividades na unidade especializada, no turno em que não estiver estudando.

Área de recreação – Sertão em Pauta

As secretarias municipais de Ação Social e de Saúde devem direcionar até final de semana, todos os equipamentos necessários para o trabalho dos profissionais especializados do centro educacional, bem como outros acessórios indispensáveis para o funcionamento do espaço.

As obras, que se iniciaram em fevereiro, estão 95% concluídas e custam mais de R$ 100 mil, segundo o secretário Felipe Castro. No momento, faltam ser realizados trabalhos na calçada e na entrada do centro, a instalação de ar-condicionados nas salas e a colocação do forro de gesso em algumas delas.

Banheiro da unidade – Sertão em Pauta

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS