A Secretaria Municipal de Saúde de Cícero Dantas está realizando ao longo desta quinta-feira (11), em parceria com a Prefeitura, a 4ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, além de propor as diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Saúde, e deste modo, fortalecer o controle social e a gestão participativa, enquanto política de governo democrático popular.
Os debates do evento, que tem como tema deste ano, em todo o país, “Democracia e Saúde” se concentrarão em torno de três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
Responsável pela pasta da saúde em Cícero Dantas, Paula Luisa, afirmou ao Sertão em Pauta, que essa é uma oportunidade que a população tem para conhecer o significado desses três eixos para a saúde pública brasileira. “Isso permite a discussão e aplicação na nossa realidade, para, de fato, sabermos quais as nossas fragilidades e potencialidades, que servirão para embasamento das políticas públicas voltadas ao município”, pontua a secretária.
Ainda de acordo com Paula Luisa, também ocorrerá no evento a “votação de 15 propostas que foram apresentadas em pré-conferências ocorridas entre os dias 01 e 09 de abril”. Elas serão importantes para orientar a gestão da saúde em todo o município de Cícero Dantas.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jadilson Batista considera que o evento é o momento ideal para a população usuária dos serviços de saúde responder se a gestão municipal está correspondendo às demandas na área. “É agora que o usuário tem que dizer o que sua cidade está precisando, se a atenção básica funciona, se a vigilância está atuando da forma devida, se há acompanhamento dos agentes de saúde nos povoados, se tem medicamento. Ou seja, essa é a hora da população se apresentar”, comenta o conselheiro.
Para Jadilson Batista, as conferências municipais são as mais importantes, pois é nas cidades onde os recursos e serviços precisam ser aplicados para atenderem os anseios da população e fala também do papel da prevenção a doenças na saúde pública: “A prevenção é o principal, tendo um sistema preventivo, tudo melhora, pois os problemas de saúde serão reduzidos, e em consequência, os custos também”.
As 15 propostas mencionadas pela secretaria Paula Luisa, que serão discutidas e votadas ainda hoje (11), a partir das 14h, poderão ser encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que ocorre entre os dias 09 e 13 de junho.
A cerimônia está contando com a presença do promotor de Justiça da Vara Criminal de Ribeira do Pombal (BA), Fábio Guimarães, e o diretor do Núcleo Regional de Saúde de Alagoinhas (BA), Rogério Ribeiro Ramos que irão palestrar e debater assuntos voltados a políticas públicas no campo da saúde em âmbito regional e nacional.