O município de Euclides da Cunha, no Nordeste Baiano, está na 6ª pior colocação do país, no quesito transparência dos dados públicos. É o que indica a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, um estudo elaborado pela Controladoria Geral da União.
Feito levando em conta o período de 09 de julho de 2018 a 14 de novembro do mesmo ano, o relatório, que pode ser acessado no Portal da Transparência, apresenta a cidade de Euclides da Cunha com a nota 1,4, a classificando na segunda pior posição da Bahia (atrás apenas de Santo Estevão, também no nordeste do estado) e na terceira pior do Nordeste (Penedo, em Alagoas, também figura em uma posição abaixo).
Essa é a quarta edição do estudo, e se difere das demais por avaliar não só a transparência passiva, mas também as ações de transparência ativa (publicação de informações na internet sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras questões).
A avaliação foi feita nos 691 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017.