Uma reunião nesta quarta (03), na Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) decidiu retirar da pauta de discussão o ponto do projeto nº21.765/2016, que estabelece a cessão do povoado Desterro, pertencente ao povoado de Monte Santo, para o município de Uauá, ambos no Nordeste Baiano.
A decisão foi tomada, em parte, por causa da presença do prefeito de Monte Santo, Vando, que não concorda com a perca do território com o município vizinho. Os deputados presentes na reunião decidiram, então, destinar a questão para uma reunião entre os prefeitos das duas cidades que deve ocorrer na próxima segunda-feira (08), e ainda com a participação do chefe do executivo de Canudos, segundo o deputado Osni Cardoso, presidente da comissão.
“No território do Sertão do São Francisco, nós abrimos o debate entre Canudos, Uauá e Monte Santo”, afirmou o parlamentar.
O projeto que atualiza os limites territoriais desses municípios é de autoria do deputado Zó (PC do B), que viu ser aprovado durante a reunião outro projeto de lei seu (o 22.824/2018), que estabelece mudanças nos limites de Itaparica, Salinas das Margaridas e Jaguaripe, na Região Metropolitana de Salvador.
O mesmo parlamentar já apresentou também outro PL (21.764/2016) que propõe atualizar os limites dos seguintes municípios do nordeste do estado: Antas, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto.
Redação Sertão em Pauta, com informação de AL-BA.