O senador pelo PT da Bahia, Jaques Wagner, em discurso nesta terça-feira (26) apresentou um pedido de voto de solidariedade às vítimas dos ciclone Idai, que atingiu os países do Moçambique, Malaui e Zimbábue, no sudeste da África no dia 15 de março.
Jaques Wagner quer que o Brasil se faça presentes nas ações de ajuda humanitária aos três países africanos. Segundo ele, nações mais pobres, que o Brasil, como Angola e Cuba já forneceram auxílio aos atingidos pela tragédia.
“Em contraste, o Brasil, por enquanto, só se limitou a anunciar, no dia 22, o repasse de apenas 100 mil euros por meio de um fundo solidário ainda a ser criado, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual Moçambique também faz parte. Assim sendo, parece-nos imprescindível que o Senado da República, em atitude própria, manifeste toda a sua inequívoca solidariedade aos governos e aos povos de Moçambique, do Malawi e do Zimbábue”, opinou o senador petista.
Até o momento o ciclone Idai deixou ao menos 700 vítimas fatais, centenas de milhares de desabrigados, além de ter proporcionado o surgimento de um surto de cólera em Moçambique, em função da condição de falta de higiene a que estão submetidos milhares de sobreviventes.
Com informações de Agência Senado.