Sessão da Câmara tem indicação para calçamento pelo vereador Teté e pedido por ponto de ônibus feito por Rogério

Noite também contou apresentação de projetos de lei dos vereadores Sérgio Castro e Talita Leila
Reprodução/Arquivo Pessoal
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

O vereador Teté Santana (MDB), membro da bancada de oposição na Câmara de Cícero Dantas (BA), apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (22) uma indicação solicitando ao Poder Executivo local para o calçamento das ruas da Comunidade Zé Pereira, situada na zona rural do município. A matéria foi lida durante o pequeno expediente pelo presidente da casa parlamentar, Nininho de Nedito (PP).

Na proposição que protocolou, o legislador pede que inicialmente seja feito um estudo técnico das vias, por parte do setor de obra da cidade, com o propósito de que o calçamento venha a ser realizado, e as necessidades da comunidade, atendidas. “Com uma população pequena, mas, de grande importância, as pessoas dessa comunidade necessitam se movimentar diariamente, para realizar atividades essenciais para a sua sobrevivência, reconhecer a importância do calçamento local, é uma reivindicação que reflete diretamente nas vidas dos moradores”, argumentou em sua justificativa, Teté Santana.

Em outro trecho do pedido formal que apresentou, o parlamentar afirmou ainda que “o estado atual das ruas tem causado transtornos aos moradores e usuários, uma vez que as condições de tráfego são precárias, especialmente em períodos de chuva, quando o acúmulo de lama e buracos se torna um problema recorrente”.

PONTO DE ÔNIBUS

Quem também protocolou indicação (n° 03/2025) nesta terça-feira foi o vereador Rogério Oliveira (PP). Ele requisita da prefeitura a construção de um ponto de ônibus com estrutura de assentos e cobertura no Distrito da Trindade e no Povoado Lagoa do Nolasco; e aponta que o equipamento propiciaria à população dessas comunidades, maior comodidade durante a espera de veículos que levam para outras partes do município, e também proteção contra o sol e chuva. A pauta será direcionada ao prefeito Vinícius do São José e ao secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Oliveira.

ESTRADAS E MELHORIAS NO CAPS

Já a vereadora Talita Leila apresentou duas indicações para serviços em segmentos distintos. Na de n° 019, a líder do PSD na Câmara pede ao prefeito que sejam revitalizadas as estradas que levam às localidades do Inchuí e do Capitão. A vereadora comentou no texto de justificativa que as más condições de vias colocam em risco a integridade dos seus usuários e ainda os fazem perder mais tempo do que o necessário no trânsito pelas suas extensões.

Na segunda indicação proposta pela parlamentar, e dessa vez, em conjunto com os demais componentes da bancada de oposição (Teté Santana, e Genilson e Guilherme de Weldon – PSD), Talita solicita ao prefeito e à secretária de Saúde, Paula Luísa, a execução de melhorias no Centro de Atenção Psicosocial (CAPS). Ela argumenta que após uma visita feita pelo grupo a qual pertence, no último dia 16 de abril, verificou a necessidade de algumas readequações no espaço do órgão.

Entre elas, foram citadas as seguintes: reposição de impressora; manutenção de porta e janela; aumento do quantitativo dos ventiladores e ar-condicionado na sala de serviço social; aumento dos dias de visita, contratação de um terapeuta ocupacional, psicólogo e educadores sociais para oficinas diversificadas; bebedouro fixo para diminuir as queixas de falta de água para consumo; compra de mais uma caixa de água; aumento do elenco de medicamentos na farmácia básica municipal, melhoria nos quartos de descanso; e implantação de leitos psiquiátricos no Hospital Luiz Eduardo Magalhães para estabilização de crises. Segundo a vereadora, essas iniciativas permitirão que os funcionários da unidade realizem suas atividade de forma eficiente e segura, reduzindo erros e melhorando a qualidade dos serviços.

PROJETOS DE LEI

Dois projetos de lei foram apresentado durante a sessão. Um, de autoria do vereador Sérgio Castro (n° 526/2025) que institui no calendário cultural do município o evento religioso Despertai, que visa evangelizar os jovens, reconhecendo assim, sua importância social, espiritual e comunitária – um requerimento, inclusive, para a vinda da Sra. Isadora Alves, representante do grupo foi aprovado e ela poderá usar a tribuna da casa e apresentar a organização aos demais vereadores. Por sua vez, o PL nº 527/2025 busca proibir o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de efeito sonoro ruidoso em Cícero Dantas, sob o argumento dos malefícios desta prática à saúde humana a partir dos acidentes provocados durante o seu uso, e dos prejuízos a crianças e animais; a matéria é de iniciativa da vereadora Talita Leila. Após a leitura, as matérias passarão pelos procedimentos protocolares até voltarem ao plenário para serem votados.

A noite ainda contou com a aprovação de duas moções de pesar da própria Talita, e em decorrência dos falecimentos do Papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21) – no horário de Brasília – da Sra. Odete, irmã do ex-parlamentar do município, Evangelista. A moção proposta em face da perda do líder católico será dirigida à Igreja Matriz em forma de homenagem.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS