Câmara recebe do Poder Executivo projeto que altera Lei da Estrutura Administrativa Municipal

Matéria será apreciada por comissões da casa nos próximos dias
Jefferson Oliveira
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

O Poder Legislativo de Cícero Dantas (BA) recebeu do prefeito Ricardo Almeida (PP) nesta semana o projeto de lei complementar nº 471, que altera, acrescenta e suprime dispositivos da lei complementar nº 424/2023, cujo teor dispõe sobre a reorganização da estrutura administrativa da prefeitura. O projeto foi apresentado aos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (28) a partir de leitura do presidente da Câmara, Abelardo Júnior (PP).

Como o texto da matéria é extenso, o projeto foi direcionado para as comissões parlamentares de Finanças e de Constituição, Justiça e Redação Final, para que estas analisem as alterações e possam emitir relatório recomendando ao plenário, a sua aprovação ou reprovação, já nas próximas sessões.

O projeto traz modificações no arcabouço e nas atribuições de algumas secretarias municipais como a de Educação e a de Esportes. Por exemplo, as pastas de Cultura e Lazer deixam de pertencer à Secretaria de Esportes (e Turismo) e voltam ao corpo da de Educação, que passará a contar, portanto com os departamentos de Atividades Culturais e de Lazer, e de Desenvolvimento e Formação Cultural.

Diante desta alteração, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, passaria, de acordo com o texto, a ter algumas outras atribuições como: assegurar à população o acesso às fontes de cultura; organizar e manter as bibliotecas e museus municipais; apoiar, incentivar e promover a valorização das manifestações culturais; e coordenar as atividades ligadas à preservação do acervo histórico do município.

O texto do projeto ainda estabelece a supressão do gerenciamento do serviço de limpeza, conservação e controle de terrenos no perímetro urbano da competência da Secretaria de Urbanização e Serviços Públicos, que passa a ser agora de responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O mesmo também passa a valer para a coordenação da manutenção de calçamentos das vias públicas.

Por fim, a matéria ainda define a inserção do Departamento de Serviços e Limpeza Urbana no corpo administrativo da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Atualmente, a pasta pertence à Secretaria de Urbanização.

Redação de Sertão em Pauta.

ENQUETE

Qual a sua avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, passados cinco meses do seu início?

  • Decepcionante (77%, 34 Votos)
  • Acima das expectativas (11%, 5 Votos)
  • Dentro do esperado (11%, 5 Votos)

Total de Participantes:: 44

Carregando ... Carregando ...

VÍDEOS