A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou de modo unânime na sessão ordinária desta terça-feira (28), uma indicação apresentada inicialmente de modo verbal pelo vereador Zé Domingos (PT) para que o prefeito Ricardo Almeida (PP) venha a solicitar ao Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (Cisan) a disponibilização de maquinário se equipamentos destinados à recuperação das estradas vicinais do município que foram afetadas pelas mais recentes chuvas, que causaram considerável estrago em vias estendidas ao longo de seu território.
O parlamentar argumentou, na justificativa da matéria, a atual condição de estado de emergência, decretada pelo Poder Executivo no dia 15 de março de 2023, confere legitimidade ao munícipio na busca pelos recursos materiais que proporcionariam uma melhora das estradas. Zé Domingos também afirma que o estado das pistas que conectam os povoados à sede estão comprometidos de tal forma que têm impedido o acesso de estudantes às escolas, já que o transporte não pode chegar às localidades.
Além disso, a péssima condição das vias prejudica igualmente os moradores em geral, que não conseguem realizar suas atividades em geral, por estarem ilhados nas suas próprias comunidades. Após a aprovação da pauta, a matéria seguiu para do gabinete do prefeito Ricardo.
Também foi colocada em votação e aprovado por unanimidade, uma indicação para a prefeitura e estendida à Secretaria Municipal de Educação. De autoria do presidente do Poder Legislativo, Abelardo Júnior (PP), a matéria pede que a professora Raimunda Gonçalves da Silva Dantas, falecida no dia 02 de janeiro deste ano, seja homenageada in memoriam com a colocação de seu nome em algum órgão, prédio ou repartição pública. Segundo o vereador, ela foi uma profissional exemplar que merece essa homenagem pelo relevante trabalho educacional desenvolvido no município de Cícero Dantas.
Redação de Sertão em Pauta.