O vereador Nenê de Nedito (PSD), líder da oposição na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) indicou na sessão desta terça-feira (28), aos colegas parlamentares que a casa legislativa encaminhe ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) um pedido para a implantação de um redutor da velocidade no trecho da BR-110, entre a sede do município e o distrito de Trindade, onde durante a tarde do mesmo dia ocorreu um acidente com um ônibus da empresa Regional, que culminou na morte de duas pessoas – uma idosa e um adolescente.
O ponto que também é conhecido como ‘Curva da Morte’, em função de já terem sido registrados acidentes fatais no local, está inserido no KM 143, na visão do parlamentar, a colocação do redutor, acrescida de uma sinalização anterior induziria os condutores de veículos a diminuírem a velocidade no trecho. Nenê, inclusive, lembrou de um caso semelhante na entrada da cidade de Paulo Afonso (BA), onde também um ponto conhecido como Curva da Morte precisou receber um tratamento especial do DNIT para que casos de acidente parassem de acontecer.
“Logo na chegada de Paulo Afonso, tinha uma curva também apelidada de Curva da Morte, que eu acho que a última vez que passei, um pouco antes da pandemia, tinha 116 cruzes. Quase todos os dias, ali virava um caminha, carreta ou um carro pequeno. E aí, a população clamou, as autoridades tomaram um pouco de vergonha na cara, e correram atrás para tentar resolver o problema. E como resolveram ou amenizaram? Construindo quebra-molas a cerca de duzentos metros com placa identificadora de onde estava o perigo”, relatou Nenê de Nedito.
Na exposição de sua ideia, o parlamentar sugeriu que a autoria da indicação fosse estendida a todos os colegas da casa. “Eu tenho certeza que nós iremos ajudar e muito para a preservação de vidas, dque caso isso não venha a acontecer, poderão amanhã ser ceifadas pela negligência desta casa e de outras das cidades vizinhas, cujos moradores também possam por ali. Então, vosso presidente, peço que acolha o pedido”.
Ao final da sessão ordinária, a matéria foi votada de modo simbólica pelos vereadores e aprovada por unanimidade. Agora será ela borado um documento com o pedido de construção do redutor e da implantação da sinalização; o mesmo será encaminhado, em seguida ao DNIT, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura e responsável pela manutenção de rodovias federais.
Redação de Sertão em Pauta.